Embaixador da ONU para as cooperativas fala do papel do cooperativismo na economia mundial

Roberto RodriguesO ex-ministro da Agricultura Roberto Rodrigues estará no painel online promovido pelo Sicredi. O evento será realizado na próxima segunda-feira, 02/07, às 14h30, e pode ser acompanhado no blog www.gentequecooperacresce.com.br

Às vésperas da comemoração do Dia Internacional do Cooperativismo, 7 de julho, e no Ano Internacional das Cooperativas, proclamado pela ONU, o Sicredi promove o painel online “Cooperativas constroem um mundo melhor”. O evento trará o embaixador da FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação) para as cooperativas, Roberto Rodrigues, e o presidente executivo do Sicredi, Ademar Schardong.

Rodrigues abordará o papel das cooperativas como motor de inclusão social, geração de renda e promoção de desenvolvimento regional. Também falará sobre as cooperativas no cenário econômico atual e de como elas têm sido uma das alternativas econômica para os cidadãos. Atualmente, o setor cooperativo responde pela geração de mais de 100 milhões de empregos e está presente nos cinco continentes, de acordo com dados da Aliança Cooperativa Internacional (ACI). Ademar Schardong, falará sobre o cooperativismo de crédito neste contexto.

Para assistir ao webinar, as especificações necessárias são conexão de banda larga de, no mínimo, 1Mb e possuir o plugin Flash 11 ou versão superior. Perguntas poderão ser feitas por meio da caixa de comentários e serão mediadas pela assessoria de imprensa do Sicredi. As perguntas não respondidas serão encaminhadas aos palestrantes e as respostas serão publicadas na caixa de comentários do blog.

Roberto Rodrigues

Roberto Rodrigues é engenheiro agrônomo e agricultor, professor de Economia Rural da UNESP/Jaboticabal, coordenador do Centro de Agronegócio da FGV e Embaixador da FAO para o Cooperativismo. Foi presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), da Sociedade Rural Brasileira, da Associação Brasileira de Agribusiness e da Aliança Cooperativa Internacional (ACI); foi Secretário de Agricultura de São Paulo (1993/94) e ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (2003/2006).

Ademar Schardong

Ademar Schardong é presidente executivo do Sicredi, onde exerce as funções de diretor-presidente do Banco Cooperativo Sicredi, presidente da Fundação Sicredi e diretor-presidente da Confederação Sicredi. É um dos principais articuladores do movimento de retomada do cooperativismo de crédito. Esteve à frente de todos os passos decisivos na trajetória do Sistema Sicredi.

Fonte: Sicredi

1 comentário

  1. O líder maior do cooperativismo brasileiro, o nosso Roberto Rodrigues, merece os cumprimentos de todos nós pela investidura na função de Embaixador da ONU para as Cooperativas. Gosto sempre de lembrar das opções que ele apresenta para o desenvolvimento econômico e social das pessoas, dizendo que “as cooperativas são A opção”, não deixando margem de dúvida sobre o valor do cooperativismo. E ele pode ser radical dessa maneira, pois conhece o cooperativismo como poucos! Parabéns, Roberto Rodrigues!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *