OCB promove lançamento do Ano Internacional das Cooperativas

A Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) promove, no dia 14 de dezembro, às 12h, em sua sede, em Brasília (DF), o lançamento do Ano Internacional das Cooperativas – 2012. A comemoração foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), pela Resolução 136/64 de 16 de dezembro de 2009 e terá como tema “Cooperativas constroem um mundo melhor”.

A ideia é aumentar o interesse público sobre as cooperativas, mostrando a sua contribuição para o desenvolvimento socioeconômico e o alcance das metas do milênio; promover o crescimento delas e incentivar governos a estabelecerem políticas, leis e regulamentações condizentes e propícias para a formação, o desenvolvimento e a estabilidade das cooperativas.

Márcio Lopes de Freitas, Presidente da OCB

Segundo o Presidente da OCB, Márcio Lopes de Freitas, “o capitalismo e o socialismo estão cada vez mais incapazes de dar respostas a sociedade moderna. Por isto a falência das instituições. O mundo muda muito rápido. Temos a oportunidade de que reconheçam o cooperativismo com a ferramenta mais adequada para a sociedade. O mundo está vendo no cooperativismo a grande oportunidade de mudança, a grande tábua de salvação da humanidade e nós precisamos ter maturidade para aproveitar esta oportunidade. Nos EUA, o Bank Transfer Day (veja a matéria) gerou tantas dificuldades que o NCBA (equivalente a OCB brasileira) teve de interferir nas mídias sociais pedindo calma pois as Credit Unions não estavam dando conta do fluxo de pessoas que as procuravam.” Para finalizar o Presidente da OCB destaca: “acredito que nossas cooperativas podem construir um mundo melhor, mas precisamos entender que isto gera uma responsabilidade muito grande“.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *