Notícias da comitiva do Sicredi que esteve no Reino Unido

A comitiva do Sicredi que participou do Congresso do Woccu em Glasgow na Escócia seguiu viagem no dia 28/07 em direção à Liverpool na Inglaterra (terra dos Beatles), um percurso de 400 km. No dia 29/07 dirigiram-se para Manchester (aprox. 35 km) para um dia de trabalho e visitas as “Credit Union”, como são chamadas as cooperativas de crédito.

A comitiva foi recebida no The Co-operative, o banco cooperativo do Reino Unido. Houveram três apresentações com tradução simultânea feita pelos coordenadores, Paulo Valadares e Eduardo Goni.

A primeira palestra foi Mark Lyonette, CEO da ABCUL (Associação das cooperativas de Crédito da Grã-Bretanha Limitada). Mark fez uma breve apresentação da entidade, mostrando um pouco da história e números da evolução. Para o Gerente Regional Adm Financeira da Sicredi União RS, Giovani Jonh, o que as cooperativas estão buscando aqui é o que o Sicredi já tem há muito tempo que é a atuação sistêmica “utilizar os mesmos sistemas e plataformas, gerando economia de escala e rede é o que faz do Sicredi um diferencial”, destacou o gerente.

 

Na seqüência foi a vez da CEO da Manchester Credit Union, Christine Moore. A executiva deu detalhes do perfil de trabalho, os produtos e parcerias da cooperativa, bem como detalhou os programas sociais, como a distribuição de bolsas para mulheres gestantes.

E para finalizar o dia de trabalho foi a vez do gerente de negócios do “The Co-operative” Simon Carolan, que trouxe números de evolução do cooperativismo como um todo no Reino Unido, mostrando a evolução e dos diferentes ramos que atuam nos países e o seu modelo de gestão, pois, as cooperativas não tem agência e se utilizam das agências do The Co-operative para realizar suas operações.

Inácio Berwanger, vice-presidente da Sicredi Ouro Branco MT, ficou muito satisfeito com as palestras, pois mesmo estando em países desenvolvidos, não conseguiram o que o Sicredi conseguiu, organizar-se em Sistema “estamos no caminho certo, o ganho em escala que é o futuro” finalizou Inácio.

De Liverpool, Inglaterra, Andre Assis e Eduardo Goni

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *