Cooperativismo de Crédito Paraguai

Por ocasião do 8º CONCRED ocorrido em agosto/2010 em Foz do Iguaçú foram apresentados os dados do Cooperativismo de Crédito no Paraguai.

Os dados apresentados dão conta da participação das Cooperativas de Crédito em 22,5% do total do Sistema Financeiro Nacional do Paraguai. Do volume de crédito as cooperativas detém 21,4%.

Atualmente existem no Paraguai 382 cooperativas de crédito.

No Paraguai existe INCOOP (El Instituto Nacional de Cooperativismo), criado pela Lei Cooperativista e que é uma pessoa jurídica de direito público, autônomo e autárquico. É a autoridade reguladora das cooperativas e também a entidade de fiscalização das mesmas. Exerce no Paraguai o papel que o BACEN exerce para as cooperativas de crédito brasileiras, com a diferença de que o INCOOP é atua apenas com as cooperativas de crédito. (Site www.incoop.gov.py)

Existe também no Paraguai a CONPACOOP (Confederação Paraguaia das Cooperativas), que é uma entidade de 3º grau constituída promover e organizar a integração do sistema financeiro cooperativo em nível nacional, assim como o desenvolvimento técnico e a consolidação de suas cooperativas associadas, defendendo seus interesses e difundindo os princípios universais do cooperativismo.

Veja a apresentação em PDF clicando aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *