ANCC apresenta estudo sobre aporte de capital dos associados em cooperativas de crédito

Durante reunião realizada na última quinta-feira, 23, na sede da OCB, em Brasília, a ANCC (Associação Nacional das Cooperativas de Crédito) entregou ao presidente da OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras), Marcio Lopes de Freitas, um estudo sobre os aportes dos associados nas cooperativas de economia e crédito mútuo. Pela ANCC estiveram presentes o presidente, Luiz Eduardo de Paiva, e o advogado, Reginaldo Ferreira Lima. O presidente da Ocesp, Edivaldo Del Grande, também acompanhou a apresentação.

O trabalho teórico, que o advogado individualmente desenvolvia havia oito anos, recebeu reforço da parte técnica contábil em 2008. Somaram-se ao estudo as parceiras NCA – Assessoria, Desenvolvimento Técnico e Empresarial e Reginaldo Ferreira Lima Advogados, que passaram a coordenar grupos de estudos visando solucionar as questões práticas relacionadas à distribuição de resultados.

A partir dessa união fecharam os conceitos, detectaram as soluções e, principalmente, viabilizaram a tramitação operacional para a implantação. O projeto está pronto para ser implantado, inicialmente nas filiadas da ANCC, sendo que na cooperativa da Femsa já está pleno andamento.

De acordo com a ANCC, o projeto visa a corrigir uma distorção histórica de quatro décadas na materialização do Ato Cooperativo. A iniciativa havia sido apresentada à Ocesp em abril último, e deve ser analisada também no Conselho Especializado do Ramo Crédito (Ceco), da OCB.

Fonte: ANCC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *