Parceria entre os programas Cooperjovem e A União Faz a Vida é firmada no Paraná

O presidente da Central SICREDI PR, Manfred Alfonso Dasenbrock, e o presidente do Sistema Ocepar (Organização das Cooperativas do Paraná) , João Paulo Koslovski, assinaram ontem (dia 18), na sede da Ocepar, em Curitiba, um Protocolo de Intenções para a aproximação dos programas de educação cooperativista A União Faz a Vida – do SICREDI – e Cooperjovem – do Sescoop (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo).

Segundo o presidente da Central SICREDI PR, a cooperação entre os projetos irá aproveitar as experiências pedagógicas e o foco de atuação de ambos os programas, voltados para a disseminação de atitudes e valores de cooperação e cidadania. “A ideia é somar esforços, fazendo com que os recursos financeiros e humanos sejam otimizados”, completou Dasenbrock.

Também acompanharam a assinatura, o presidente da Fundação SICREDI, Ademar Schardong, o superintendente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, o gerente de Desenvolvimento Humano do Sescoop/PR, Leonardo Boesche, e as coordenadoras dos programas Vanessa Christófoli de Castro (Cooperjovem) e Rejane Farias de Andrade (A União Faz a Vida).

DESAFIO – Na avaliação do presidente da Ocepar e do Sescoop/PR, João Paulo Koslovski, a parceria firmada com o SICREDI PR é importante porque vai contribuir para disseminar ainda mais os valores, os princípios e a filosofia do cooperativismo. “Com a parceria de cooperativas e campanhas de marketing, estamos realizando diferentes projetos para informar a população sobre o cooperativismo. Ações que estão posicionando as cooperativas como referência na economia do Paraná”, afirmou.

Para Dasenbrock, a meta é até o fim deste ano ampliar a atuação do programa A União Faz a Vida para 30 municípios e futuramente passar para 50, 70 e assim sucessivamente. “Temos muito o que fazer, e queremos fazer isso junto com o Sescoop/PR”, frisou.

OBJETIVOS – O presidente da Fundação SICREDI, Ademar Schardong, lembrou que o associado de amanhã é a criança e o adolescente de hoje, e as ações disseminam valores e princípios importantes a médio e longo prazo. “Essa é a base para o sucesso do cooperativismo”, frisou.

PROGRAMAS – O programa de educação cooperativa A União Faz a Vida do SICREDI surgiu em 1995 com o objetivo de formar cidadãos capazes de empreender e construir coletivamente, disseminando por meio de projetos diferenciados, atitudes e valores de cooperação e cidadania. Hoje é desenvolvido em mais de 140 municípios dos estados do Rio Grande do Sul, Paraná e Mato Grosso e envolve mais de 14 mil educadores, 188 mil crianças e adolescentes em mais de 1,2 mil escolas. O programa conta com o apoio pedagógico de 20 instituições de ensino superior.

As cooperativas do SICREDI no Paraná aderiram ao programa em 2006. Atualmente, a ação é desenvolvida em 20 Municípios paranaenses, abrangendo 136 escolas, 1.717 educadores, e mais e 20 mil crianças e adolescentes.

Implantando em 2002 pelo Sescoop Nacional, o Cooperjovem é um programa de educação permanente que visa inserir o ensino do cooperativismo no ambiente escolar, por meio de práticas pedagógicas embasadas nos princípios, dos valores e da prática da cooperação. Atualmente, no Paraná o Programa é realizado em parceria com 12 cooperativas, abrange 10 mil alunos, 564 professores e 41 municípios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *