Ocesp lança cartilha sobre Fates, Fundo de Reserva e Outros Fundos

Objetivo é orientar sobre a adequada utilização desses recursos em uma sociedade cooperativa

A Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo (Ocesp) lança mais uma publicação com o objetivo de orientar os gestores de cooperativas de todos os ramos. A cartilha Fates, Fundo de Reserva e Outros Fundos orienta sobre a adequada utilização desses recursos em uma sociedade cooperativa. Os autores – Lajyarea Barros Arruda, consultora do Serviço Nacional de Aprendizagem do Estado de São Paulo(Sescoop/SP), e Paulo Vieira, coordenador jurídico da Ocesp – ressaltam que os fundos podem ser instrumentos para o cumprimento dos princípios cooperativistas.

“Sabemos que há cooperativas que não utilizam os fundos de forma adequada. É necessário ressaltar que estes fundos contribuem, principalmente, para que a cooperativa exerça o 5º princípio, Educação, Formação e Informação, e o 7º, Preocupação com a Comunidade”, diz Vieira. “Verificamos que esta já era uma preocupação da cooperativa dos Pioneiros de Rochdale, que destinava 2,5% das sobras para serem repartidas entre os membros. O objetivo era o desenvolvimento intelectual dos membros da sociedade, manutenção e extensão da biblioteca e demais meios de progresso que eles julgavam convenientes”, completa.

Todas as cooperativas regulares no Sistema Ocesp receberão, gratuitamente, um exemplar da cartilha nos próximos dias. A publicação também poderá ser adquirida por meio da Central de Relacionamento do Sistema, pelo fone (11) 3146-6287 (11) 3146-6287 . Cada exemplar custa R$ 5,00 (cooperativas regulares) ou R$ 7,00 (demais interessados).

Fonte: Ocesp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *