Conheça mais sobre Mondragón na Espanha

Mapa da Espanha

Mondragón é um município de 22 mil habitantes, pertencente ao estado de Guipúzcoa, o país Basco, no norte da Espanha. Sua área é de 30,80 km ², pelo que a sua densidade é de 716,36 hab / km.  Mondragón está localizada a 235mts do nível do mar. Apesar de conhecido por Mondragón, o nome oficial do município é Arrasate-Mondragón. Veja a localização no mapa ao lado.

No início de Junho/2010 um grupo de aproximadamente 20 representantes do SICREDI do Rio Grande do Sul estarão indo para a Espanha conhecer o Complexo Cooperativo de Mondragón e participar de um Seminário de Cooperativismo com duração de 5 dias. Está também na programação conhecer o Banco Cooperativo Espanhol. Mondragón é a sede do movimento cooperativo basco (Mondragón Corporación Cooperativa) e um dos grandes centros industriais do País Basco, sendo também sede da Universidade Mondragon. 

Archivo:Logo4MONDRAGON.jpg
Logo da MCC

 

A primeira cooperativa da Mondragón Corporación Cooperativa (MCC) foi fundada em 1956 pelo padre José María Arizmendiarrieta e o grupo é atualmente o mais importante grupo de negócios do País Basco e o 7º grupo industrial mais importante da Espanha. É também considerado o maior conglomerado cooperativo do mundo. Cerca de 50% dos empregos existentes no município são em empresas do MCC. Em nível mundial, ao final de 2008 a MCC tinha 92 mil funcionários.  

Planta Industrial da Fagor

Mondragon Corporação Corporativa é constituída por 256 empresas e instituições em quatro áreas: Finanças, Indústria, Distribuição e do Conhecimento, incluindo plantas industriais de tipos muito diversos (elétrico, automotivo, siderúrgico, máquinas-ferramentas), empresas de serviços, empresas de distribuição (Eroski), Instituições financeiras e até mesmo instituições de educação e formação. As maiores empresas do grupo são Fagor, Fagor Ederlan, Fagor Arrasate, Fagor Automation, Eletrônica ou ALECOP Fagor. 

 

Para Márcio Port, Superintendente Regional da SICREDI Pioneira RS, um dos integrantes da comitiva, “Mondragón é conhecida mundialmente entre os cooperativistas. Todos os que estudam sobre o cooperativismo já ouviram falar a respeito e em algum momento devem ter sonhado em conhecê-la. Para a SICREDI Pioneira RS existe ainda mais um motivo para conhecê-la: o ex-presidente da ACI (Aliança Cooperativa Internacional), Ivano Barberini, mencionou em seu livro ter conhecido pessoalmente três importantes cidades cooperativas no mundo, sendo elas Mondragón (Espanha), Sunchales (Argentina) e Nova Petrópolis (Brasil). No livro ele menciona ter conhecido também outras importantes cidades, mas não cita os nomes das mesmas. Esta referência é motivo de grande orgulho para nós e nos motiva a conhecer também Mondragón, sendo que com Sunchales estamos em processo avançado para firmarmos a irmandade entre os nossos municípios.” 

 

A Caja Laboral Popular Sociedad Cooperativa de Crédito, Cooperativa de Crédito ligada ao Grupo Mondragón é a 2ª maior da Espanha administrando ativos de US$ 30,5 bilhões (2008), tendo 394 pontos de atendimento, 1,2 milhão de clientes. Na Espanha as Cooperativas de Crédito detém 4% do volume total administrado pelo mercado financeiro (US$ 158 bilhões), sendo divididas em 2 grupos básicos: as Cajas Rurales (ligadas ao Banco Cooperativo Español)  e as Cajas Laborales y Profesionales, ao qual pertence a Caja Laboral de Mondragón.

 

Conheça mais sobre a Mondragón Corporação Cooperativa (MCC) e sobre o Cooperativismo de Crédito na Espanha no link.

Conheça o site da cidade (link).  

Leia mais sobre a história da MCC no Wikipedia (link)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *