Cooperativas ganham força na busca de pequenos negócios por crédito

O comportamento do crédito para as micro e pequenas empresas no Brasil vem passando por mudanças significativas. A 9ª edição da pesquisa “Financiamento dos Pequenos Negócios no Brasil”, realizada pelo Sebrae, revelou que o crédito para as MPE esteve menos concentrado nos últimos seis meses em comparação com a série histórica, tanto no que diz respeito às instituições mais procuradas, quanto àquelas que efetivamente concederam empréstimos.

Imagem: Agência Sebrae

Em 2020, Caixa e Banco do Brasil eram as fontes de crédito mais buscadas por 57% dos empreendedores. Nos últimos seis meses, esse quadro mudou. Embora os dois bancos ainda sejam os mais procurados (por 39% dos empresários), outros agentes financeiros registraram um crescimento no número de empréstimos solicitados: Santander (13%), Sicredi (9%), Sicoob (8%), Banco do Povo (4%) e Nubank (2%).

O mesmo comportamento foi verificado sobre o crédito concedido. Em 2020, 40% do total dos novos financiamentos para donos de pequenos empreendimentos foram realizados pelo Banco do Brasil (22%) e Caixa (18%). Agora, no último semestre, outros agentes financeiros ocuparam espaço, passando a responder por uma proporção maior dos empréstimos concedidos aos Pequenos Negócios: BB (32%), Sicoob (21%), Sicredi (16%), Bradesco (12%) e Caixa (10%).

Alternativas menos onerosas e burocráticas

Para o presidente do Sebrae, Carlos Melles, os empreendedores estão buscando por alternativas menos burocráticas e onerosas de empréstimos, com taxas menores e menos exigências. “Bancos digitais e cooperativas de crédito têm sido fortalecidos neste momento em que os pequenos negócios buscam por saídas menos burocráticas, mais rápidas e mais baratas de empréstimo. Basta ver que as duas principais cooperativas de crédito do país, juntas, já superam a participação do BB no total de Pequenos Negócios atendidos, na concessão de crédito”, avalia.

Fonte: Agência Sebrae e mundocoop.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *