História e propósito do cooperativismo

História e propósito do cooperativismo, com Márcio Port

Conheça mais sobre a história e o propósito do cooperativismo de crédito nesta entrevista gravada com Márcio Port.

Na semana em que comemoramos o DICC – Dia Internacional do Cooperativismo de Crédito é oportuno conhecer um pouco mais sobre as origens deste modelo de negócios que tem apresentado grande crescimento no Brasil.

Em nossas conversas do dia a dia, nas assembleias, em reuniões e treinamentos, muitas vezes citamos a fundação da cooperativa dos Pioneiros de Rochdale, na Inglaterra, em 1844, ou as iniciativas de Delitzsch e Raiffeisen com as cooperativas de crédito na Alemanha, por volta de 1850, ou mesmo o pioneirismo do Padre Theodor Amstad, no Brasil em 1902. Fato é, que quando alguém pergunta mais detalhes sobre qualquer uma destas iniciativas, percebemos como nosso conhecimento é superficial. Acabamos dando respostas com pouco embasamento.

A história do cooperativismo brasileiro e mundial traz em sua essência o propósito de construir um mundo melhor, uma sociedade mais próspera. Você perceberá a essência do cooperativismo nos bastidores desta história e perceberá também a força da sua própria atuação enquanto associado, dirigente ou colaborador.

 

Conheça mais sobre esta história por meio da obra Cooperativismo Financeiro: uma história com propósito.

1 comentário

  1. O livro de Márcio Port, por sua riqueza de detalhes, representa boa referência para meios acadêmicos, especialistas, participantes do mercado, formuladores de políticas na área de supervisão e para aqueles que desejam simplesmente conhecer o tema. Além disso, seus comentários levam a reflexões que convergem para ações voltadas ao aperfeiçoamento do cooperativismo, principalmente o cooperativismo financeiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *