ACI – Aliança Cooperativa Internacional

ACI – Aliança Cooperativa Internacional

A Aliança Cooperativa Internacional é um organismo mundial que tem como função básica preservar e defender os princípios cooperativistas. Sua sede está localizada em Bruxelas, na Bélgica, e se organiza através de quatro sedes continentais: América, Europa, Ásia e África. Na América, a sede está localizada em San José, capital da Costa Rica.

Em cada continente a ACI tem uma estrutura própria, conselho de administração e direção regional. Nas Américas, a ACI Américas (ou Cooperativa para as Américas) representava, em 2010, 74 organizações filiadas de diferentes países, congregando cerca de 50 mil cooperativas e mais de 300 milhões de cooperados em todo o continente.

A ACI foi criada em 1895, constituída como uma associação não-governamental e independente reúne, representa e presta apoio às cooperativas e suas correspondentes organizações, Objetiva a integração, autonomia e desenvolvimento do cooperativismo.

Em 1946 o movimento cooperativista representado pela A.C.I. – Aliança Cooperativa Internacional foi uma das primeiras organizações não governamentais a ter uma cadeira no Conselho da ONU – Organização das Nações Unidas.

A ACI conta com mais de 230 organizações entre seus membros, mais de 100 países, que representam mais de 1 bilhão de pessoas de todo o mundo.

Em 16 de Setembro de 1997, foi eleito presidente da A.C.I. o brasileiro, produtor agrícola e professor – Roberto Rodrigues. Primeiro não europeu a assumir o cargo principal em 103 anos de existência da organização.

Uma das principais ações da ACI é voltada à promoção de intercâmbios de melhores práticas. Há viagens frequentes de intercâmbios de cooperativistas que vão a outros países ou que vem ao Brasil, para conhecer experiências locais.

A ACI (Aliança Cooperativa Internacional) divulgou no ICA Expo em Portugal (ocorrido em out/08) alguns dados interessantes do Cooperativismo no mundo.

  • Na Argentina, existem mais de 17.941 sociedades cooperativas com 9.1 milhões de associados.
  • Na Bélgica, haviam 29.933 sociedades cooperativas em 2001.
  • No Canadá, quatro em cada dez canadenses são membros de pelo menos uma cooperativa. Em Quebec, aproximadamente 70% da população são co-op membros, em Saskatchewan, enquanto 56% são membros.
  • Na Colômbia mais de 3,3 milhões de pessoas são membros de cooperativas ou 8.01% da população.
  • Costa Rica conta com mais de 10% da sua população, como membros de cooperativas.
  • Finlândia, S-Grupo tem uma composição de 1.468.572 indivíduos que representa 62% das famílias finlandês.
  • Na Alemanha, existem 20 milhões de membros de cooperativas, 1 em cada 4 pessoas.
  • Na Indonésia, 27,5% famílias representando cerca de 80 milhões de indivíduos são membros de cooperativas.
  • No Japão, 1 em cada 3 famílias é um membro de uma cooperativa.
  • No Quênia, 1 em cada 5 é um membro de uma cooperativa, ou 5,9 milhões e 20 milhões de quenianos e directa ou indirectamente derivar suas vidas a partir do Movimento Cooperativo.
  • Na Índia, mais de 239 milhões de pessoas são membros de uma cooperativa.
  • Na Malásia, 5,9 milhões de pessoas, ou 24% do total da população são membros de cooperativas.
  • Na Nova Zelândia, 40% da população adulta são membros de cooperativas e mútuas.
  • Em Cingapura, 50% da população (1,6 milhões de pessoas) são membros de uma cooperativa.
  • Nos Estados Unidos, 4 em cada 10 indivíduos são membros de uma cooperativa (25%).

O site da ACI é o www.ica.coop

2 Comentários em ACI – Aliança Cooperativa Internacional

  1. Boa tarde,

    Sou Gerente Geral da Unimed de Ariquemes Cooperativa de Trabalho Médico,a Diretoria Executiva da Unimed Ariquemes têm interesse em se tornar associada da ACI.
    Quais são os critérios para que uma Cooperativa Médica possa se associar?

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.




*