Woccu lança guia para cooperativas atuarem com finanças sustentáveis

‘As oportunidades são infinitas para as cooperativas de crédito serem o catalisador para uma mudança responsável, ao mesmo tempo em que abordam finanças sustentáveis ​​e questões climáticas’

O Conselho Mundial de Cooperativas de Crédito  (Woccu) publicou um guia para ajudar as cooperativas de crédito a navegar nas estruturas regulatórias emergentes e nos padrões internacionais de finanças quando se trata de clima e sustentabilidade.

O guia analisa como as estruturas globais foram atualizadas sobre mudanças climáticas e sustentabilidade e como os normatizadores internacionais estão lidando com as mudanças climáticas por meio de orientação e regulamentação.

Ele também analisa a necessidade de os definidores de padrões globais exigirem proporcionalidade na regulamentação em nível nacional – uma prioridade de longa data para o Woccu ​​e o movimento das cooperativas de crédito.

“Os últimos anos ditaram a necessidade de flexibilidade em todas as áreas de nossas vidas”, disse Panya Monford, consultora geral adjunta de advocacia internacional da Woccu, “e a necessidade de adaptação também vale para o cenário regulatório. As cooperativas de crédito devem estar prontas para assumir novos requisitos de financiamento sustentável, ao mesmo tempo em que encontram maneiras novas e inovadoras de apoiar a resiliência climática”.

O guia também analisa o papel desempenhado na regulamentação financeira sustentável pelas principais autoridades, como o Comitê da Basiléia, o Conselho Internacional de Normas Contábeis, o G20, a Comissão Europeia, o Conselho de Estabilidade Financeira e a Autoridade Europeia do Mercado de Valores Mobiliários.

Embora alerte que todos os aspectos das operações de uma cooperativa de crédito estão sendo transformados por desenvolvimentos em finanças sustentáveis ​​e regulamentos de mudança climática, acrescenta que “as oportunidades são infinitas para que cooperativas de crédito sejam o catalisador de uma mudança responsável enquanto abordam finanças sustentáveis ​​e questões climáticas”.

Mas a Woccu ​​ainda está instando os formuladores de políticas a garantir que as estruturas regulatórias reflitam a especificidade das cooperativas de crédito como cooperativas de crédito.

O guia completo está disponível no site da Woccu.

Fonte: mundocoop.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *