Pelo segundo ano consecutivo, Sicredi recebe Selo Clima Paraná por ações de sustentabilidade desenvolvidas no estado

Ciclo completo de ecoeficiência realizado pelo Sicredi tem promovido a compensação de Gases de Efeito Estufa (GEE) por meio de ações como plantio de árvores, compras de crédito de carbono e recuperação de áreas degradadas para conservação de floresta nativa

A estratégia de ecoeficiência e sustentabilidade desenvolvida pelas cooperativas Sicredi com atuação no Paraná conquistou, na última terça-feira (7), o Selo Clima Paraná. A certificação concedida pela Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest) reconhece empresas e entidades do estado que atuam com boas práticas alinhadas com a preservação de recursos naturais, incluindo inventários sobre emissão de Gases de Efeito Estufa (GEE) e ações ESG (Ambiental, Social e Governança).

Na edição de 2022 da premiação, realizada na Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), o Sicredi, representado pelo diretor de Desenvolvimento da Central Sicredi PR/SP/RJ, Adilson Felix de Sá, recebeu o selo na “Categoria A – Mercado Interno”. A instituição financeira cooperativa desenvolve nos estados do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro, iniciativas de ecoeficiência, com o apoio da Ecofinance Negócios, por meio do Programa GHG Protocol, metodologia utilizada no mundo todo para entender, quantificar e gerenciar emissões de gases de efeito estufa. Dessa maneira, o Sicredi realiza o ciclo completo de ecoeficiência com o inventário, publicação e ações de compensação de carbono da atuação das agências e sedes das Cooperativas, ou seja, com ampla variedade de ações que vão desde o plantio de árvores e a compra de crédito de projetos certificados até a recuperação de áreas degradadas e projetos para conservação de floresta nativa.

“Por nossa essência cooperativista, temos no nosso propósito uma atuação baseada na sustentabilidade com a geração de impacto positivo para os associados e as comunidades onde nossas Cooperativas atuam, sem esquecer do meio ambiente, com iniciativas que geram benefícios hoje e para as próximas gerações”, afirma o diretor.

Ações conectadas aos objetivos da ONU

Membro do Pacto Global desde fevereiro de 2020, e conectado aos princípios do cooperativismo, o Sicredi desenvolve, ao longo dos anos, projetos de sustentabilidade, responsabilidade social, equidade de gênero, educação, inclusão e diversidade, todos ligados diretamente aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pela ONU.

Nacionalmente, a estratégia de Gestão de Emissões e Mudanças Climáticas da instituição financeira cooperativa avança por meio do apoio a seis projetos de créditos de carbono localizados em diferentes regiões do Brasil. A iniciativa neutralizou mais de 45 mil toneladas de carbono, relativas às emissões calculadas em seu Inventário de Emissões de 2021 e projetadas para todo o ano de 2022. A medição das emissões da instituição é realizada a partir do Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa Sistêmico, que contempla dados das Cooperativas Sicredi em todo o Brasil.

“Somos comprometidos com a geração de desenvolvimento sustentável nas comunidades, por isso nossa estratégia de sustentabilidade engloba uma operação eficiente. Nosso objetivo é minimizar o impacto da nossa atuação e ainda fomentar o desenvolvimento social econômico que está aliado também com a conservação do meio ambiente para uma sociedade e um futuro mais prósperos”, afirma o presidente da Central Sicredi PR/SP/RJ, Manfred Dasenbrock.

Sobre o Sicredi

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento de seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. Possui um modelo de gestão que valoriza a participação dos mais de 6 milhões de associados, que exercem o papel de donos do negócio. Com mais de 2.400 agências, o Sicredi está presente fisicamente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, disponibilizando mais de 300 produtos e serviços financeiros.

Site do Sicredi: Clique aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *