Com juros em alta, Sicredi é uma ótima opção para investir e aumentar seu patrimônio neste fim de ano

Cooperativa oferece diversas opções de produtos de renda fixa, opção considerada mais segura para o atual momento

Com a taxa Selic a 13,75%, o brasileiro deve ficar atento às formas de investir seu dinheiro para ter algum retorno financeiro neste final de ano.

Por representar os juros básicos da economia brasileira, a Selic movimenta todas as taxas de juros praticadas no país, desde as que um banco cobra ao conceder um empréstimo a que um investidor recebe ao realizar uma aplicação financeira.

De modo geral, a taxa mais alta impulsiona o desempenho de investimentos em renda fixa, que têm as regras de rendimento definidas já no momento da aplicação. Assim, o investidor fica sabendo com antecedência o prazo e a taxa de rendimento ou o índice que será usado para valorizar o dinheiro investido. Desta forma, são os investimentos considerados mais seguros para o momento atual.

Entre os principais tipos de investimento em renda fixa, destaca-se a popular poupança, com os benefícios de oferecer rendimento mensal, ser fácil de aplicar, sacar e não ser taxada pelo Imposto de Renda. Ademais, ainda há os produtos de emissão das cooperativas, como o RDC (Recibo de Depósito Cooperativo), Letra de Crédito Imobiliário e Letra de Crédito do Agronegócio.

Visando auxiliar a população que quer investir nesse período de juros em alta, o Sicredi, primeira instituição financeira cooperativa do país e da América Latina, atualmente com mais de 6 milhões de associados, trabalha na busca constante de soluções para que os associados tenham mais opções de investimento.

“Desse modo, a cooperativa oferece uma grande variedade de produtos de renda fixa que permitem ao investidor encontrar a opção mais adequada, de acordo com o seu perfil, para organizar suas finanças, investir seu dinheiro de maneira segura e conseguir aumentar seu patrimônio”, afirma Erlivaldo Bandeira, consultor de Negócios da Central Sicredi Norte/Nordeste.

Entre as opções, existem produtos que pedem um investimento inicial baixo, de no mínimo R$ 10, o que facilita a entrada no universo da renda fixa. Caso o investidor opte pelo Sicredi, ele passa também a ter uma rentabilidade extra com a distribuição de resultados financeiros – característica da cooperativa -, além do benefício de ter o dinheiro rodando na sua região.

No Sicredi, ao investir no RDC (Registro de Depósito Cooperativo), muito semelhante aos CDBs dos bancos, cada aplicação tem um prazo determinado e, na data combinada, o investidor recebe o valor que investiu acrescido da rentabilidade prevista na contratação. Funciona como um empréstimo, mas ao invés de a pessoa solicitar o crédito e pagar juros à instituição, ela faz o oposto: empresta seu próprio dinheiro e a emissora do título pode utilizá-lo para realizar suas atividades.

Quanto é preciso reservar da renda mensal para investir?

– Para quem deseja iniciar no universo dos investimentos:

● Não precisa iniciar com metas irreais nem se sentir pressionado caso algo não saia como o planejado. É importante colocar as contas no papel e avaliar quais são as despesas mensais fixas e variáveis, e o quanto está sendo gasto sem necessidade.

● É essencial evitar contrair novas dívidas sem planejamento, mas, se surgir algum imprevisto, é válido procurar por alternativas para diminuir os juros e renegociar o pagamento.

● Poupar para juntar todo o dinheiro necessário para pagar as compras à vista é uma boa opção para não se endividar e conseguir maiores descontos.

● Os gastos com moradia, alimentação, transporte, telefone, internet, plano de saúde, entre outros, podem ser compreendidos como gastos fixos. Já os gastos com consumo ou lazer podem ser considerados gastos variáveis.

● Prestar atenção se dentro dessas categorias não há algum gasto supérfluo que se destaque, como compras por impulso ou produtos não essenciais.

● Ao entender melhor a própria realidade financeira, é possível enxergar quantias que podem ser poupadas. Pode ser de 1% ou 2% da renda mensal, o importante é começar com o que é possível e não desistir.

– Para quem já possui reserva de emergência e costuma poupar com certa regularidade:

● Quem já consegue poupar com certa regularidade pode colocar em prática uma metodologia um pouco mais organizada para reservar uma quantia fixa.

● Passar a dividir o uso da renda de acordo com porcentagens. Exemplo: 50% para gastos fixos (moradia, alimentação, etc), 35% para gastos variáveis (consumo e lazer) e 15% para objetivos financeiros, como pagar dívidas ou investir.

– Para quem é investidor assíduo e consegue guardar um valor fixo todos os meses:

● Se desafiar a guardar um percentual maior da renda todos os meses, e conseguir manter a regularidade.

● Especialistas em educação financeira costumam indicar a regra “50-30-20”, na qual 50% são destinados a gastos essenciais, 30% para gastos variáveis e 20% para poupança e investimentos.

● É essencial manter o equilíbrio entre viver o presente e guardar para o futuro. Só assim é possível desfrutar dos benefícios que o dinheiro conquistado com tanto esforço pode proporcionar.

O Sicredi oferece uma carteira variada de investimentos que cabe em todos os bolsos. Assim, o interessado pode começar com pouco e ir construindo sua reserva gradualmente, com a segurança de uma instituição sólida e cooperativa.

Como se tornar um associado?

Para quem deseja se tornar um associado Sicredi o processo é bem rápido e simples. Basta acessar o endereço www.sicredi.com.br/site/seja-associado ou procurar a agência mais próxima da cooperativa de crédito e iniciar o procedimento para a abertura da conta, com documentos em mãos.

Sobre o Sicredi

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento de seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. Possui um modelo de gestão que valoriza a participação dos mais de 6 milhões de associados, que exercem o papel de donos do negócio. Com mais de 2.200 agências, o Sicredi está presente fisicamente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, disponibilizando mais de 300 produtos e serviços financeiros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *