Programa Unipoupe Unicred

Programa Unipoupe Unicred RS realiza ação de educação financeira com jovens da Fundação de Proteção Especial do RS

Iniciativa integra o Programa Unipoupe Unicred, que visa ensinar educação financeira para jovens, e ocorre presencialmente nos dias 14 de outubro e 04 de novembro

O início da vida adulta e as primeiras experiências profissionais são sempre desafiadores e exigem determinação e resiliência. Ter acesso a orientações financeiras na juventude pode ajudar a evitar erros comuns com as finanças e garantir um futuro mais promissor. Com este objetivo, o Instituto Unicred RS desenvolve o programa Unipoupe. O programa orienta jovens e adolescentes com idade a partir de 14 anos sobre educação financeira.

Para ampliar o alcance do projeto, a instituição acaba de estreitar uma importante relação com os jovens e adolescentes atendidos pela FPE. A Fundação de Proteção Especial do Rio Grande do Sul – FPE, que integra o Governo do Estado através da Secretaria da Igualdade, Cidadania, Direitos Humanos e Assistência Social. Nos próximos dias 14 de outubro e 04 de novembro, o Unipoupe será introduzido de forma presencial para os jovens e adolescentes da FPE. Será durante encontro que ocupará a Sede da Unicred do Brasil em Porto Alegre (R. 18 de Novembro, 314 – Navegantes).

Sobre o Programa Unipoupe

O objetivo do programa é tornar a educação financeira cada vez mais acessível e inclusiva. A iniciativa foi construída contando com a colaboração de todos os profissionais envolvidos. São oferecidas aulas e conteúdos que sejam, de fato, eficientes para os jovens atendidos. Todos os jovens participantes do programa recebem, ao final do curso, um certificado de participação.

O conteúdo desta edição será direcionado para as realidades financeiras dos jovens e adolescentes, além dos educadores que também se farão presentes. A instituição atua no acolhimento institucional de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, vítimas de abandono, negligência, entre outros.

Para o Dr. Paulo Abreu Barcellos, Presidente do Instituto Unicred RS, iniciativas como esta reiteram os princípios cooperativistas: “Esta iniciativa reforça os valores do Instituto Unicred RS voltados ao quinto e sétimo princípios cooperativistas: educação, formação e informação e interesse pela comunidade, respectivamente. A parceria com a Fundação de Proteção Especial do RS é de extrema importância, pois nos permite chegar até jovens que infelizmente estão em situação de vulnerabilidade, mas que possuem grandes potenciais para o futuro”.

Desde seu lançamento, o Unipoupe já levou formação sobre educação financeira para um total de 2.200 jovens e adolescentes em todo o país. É possível conhecer mais sobre o Programa pelo link: www.unipoupe.com.

O Unipoupe é um programa desenvolvido pelo Instituto Unicred junto a um grupo de sete singulares do Sistema Unicred, Unicred Central e parceiros. Essa iniciativa ensina sobre educação financeira para jovens de 14 a 20 anos e tem o propósito de colaborar para a transformação e acessibilidade em relação ao conhecimento em finanças.

Sobre o Instituto Unicred RS

O Instituto Unicred RS é Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) sem fins lucrativos. Tem a finalidade específica de fomentar projetos de relevância, impacto e mérito que sejam implantados em conjunto com as cooperativas singulares e parceiros, promovendo prosperidade nas comunidades de atuação do Sistema Unicred. #somoscoop

Sobre a Fundação de Proteção Especial do Rio Grande do Sul

A Fundação de Proteção Especial do Rio Grande do Sul – FUNDAÇÃO PROTEÇÃO – integra o Governo do Estado, através da Secretaria da Igualdade, Cidadania, Direitos Humanos e Assistência Social (SICDHAS). Foi criada pela Lei 11.800/02 e Decreto Estadual 41.651 em 28 de maio de 2002. A Fundação tem por missão garantir e executar a medida de proteção de acolhimento institucional, no âmbito do RS, em caráter complementar aos municípios. Em específico, realiza o acolhimento de forma não seletiva, de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. Oferece cuidado e proteção em espaço de desenvolvimento para crianças e adolescentes afastados dos cuidados familiares – de forma excepcional e provisória – em razão de situação de vulnerabilidade e riscos sociais: abandono, abusos, maus tratos, negligência e/ou violências.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *