Educação financeira: Ailos dá dicas de como ensinar os pequenos a pouparem

Ensinar educação financeira desde cedo às crianças, como a importância de poupar, investir e ter uma boa relação com o dinheiro é fundamental para que tenham bem-estar financeiro na vida adulta. Estimular os pequenos a entenderem melhor sobre o dinheiro tem sido prioridade no dia a dia de milhares de famílias, principalmente em tempos de crise e diante do atual cenário econômico do país.

De acordo com Raquel Stumpf Bernardes, Especialista em Educação do Ailos – sistema de cooperativas de crédito que conta com mais de 1,4 milhão de cooperados -, conscientizar as crianças sobre como poupar e usar o dinheiro de forma saudável são os primeiros passos para incentivar os pequenos a aprenderem sobre finanças e terem um futuro melhor. “Quando as famílias mudam suas atitudes e ensinam as crianças a terem uma boa consciência financeira, essas mudanças refletem nas famílias de várias formas, a primeira delas no bolso”, comenta.

Pensando em como ajudar os pais e responsáveis, a especialista listou algumas dicas para ensinar sobre finanças e educação financeira para as crianças.

1. Abrir uma conta

Isso ajuda a garantir a educação financeira, planejar e investir no futuro das crianças, dando mais autonomia para administrarem seu dinheiro desde cedo. A especialista sugere que crianças a partir de 13 anos possam ter um cartão de débito e movimentar sua conta com supervisão dos responsáveis. Assim, poderão fazer pequenas movimentações para entenderem o real valor do dinheiro.

É importante, ainda, definir o motivo e a data em que a criança receberá os depósitos, criando um senso de responsabilidade e deixando que ela administre o valor ao longo do período, sem fazer depósitos extras, caso gaste o dinheiro. Com isso, aprenderá que o dinheiro acaba se não for usado com consciência.

2. Poupar desde cedo

Pequenas mudanças de comportamento em casa, como escovar os dentes com a torneira fechada, apagar as luzes quando não houver necessidade e levar as crianças para fazer compras no mercado para verem os preços, já ajudam a dar noção de economia.

Ensinar uma criança desde pequena a poupar pode ajudá-la a ganhar algumas recompensas, como, por exemplo, a mesada.

3. Fazer uma previdência privada

Como é um investimento realizado em longo prazo, os pais ou responsáveis podem, desde o nascimento dos filhos, fazer aplicações financeiras para eles usarem na vida adulta para pagarem cursos, faculdades, intercâmbios e até mesmo para a aposentadoria.

“É muito importante conversar com os filhos sobre dinheiro. Pergunte a criança como ela pretende gastar a mesada, por exemplo. Ensine sobre as vontades imediatas e os desejos para o futuro. A principal vantagem de uma família que dialoga sobre a educação financeira, é a mudança no orçamento”, ressalta a especialista.

Sobre o Ailos

Constituído em 2002, o Ailos Sistema de Cooperativas conta com mais de 1,4 milhão de cooperados, 13 cooperativas singulares de crédito, uma central e uma corretora de seguros. São mais de 260 postos de atendimento e mais de R$ 15 bilhões em ativos. Com atuação física nos três estados do Sul do país, contribui e promove o crescimento sustentável e desenvolvimento social das comunidades onde atua por meio de suas filiadas: Acentra, Acredicoop, Civia, Credcrea, Credelesc, Credicomin, Credifoz, Crevisc, Evolua, Transpocred, Únilos, Viacredi e Viacredi Alto Vale.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *