Central Sicoob Uni completa 22 anos de fundação

Ao todo, são 23 cooperativas filiadas, que somam mais de 200 agências em 13 estados e no Distrito Federal.

A Central Sicoob Uni em Goiânia completa 22 anos neste mês de agosto. Ela surgiu em 2000 com a união de cooperativas e então passou a funcionar como central financeira, já com destaque entre as melhores do país. O objetivo era fomentar o cooperativismo de crédito, reduzir custos, atender com qualidade as filiadas e ter maior representação.

Em 2014, se filiou ao Sistema Sicoob passando a ser Sicoob Brasil Central. Já no ano seguinte ocorreu mais um processo de crescimento por meio da unificação com o Sicoob Amazonas Ocidental, tornando-se então Central Sicoob Uni.

A Central é uma instituição independente, promotora da integração regional e estadual das cooperativas do Sistema. Ela é responsável pelos seguintes serviços: centralização dos recursos captados pelas suas cooperativas; padronização e supervisão de sistemas operacionais e de controle de depósitos e empréstimos; supervisão auxiliar; educação e capacitação; adoção de medidas corretivas; assessoria jurídica e de comunicação; intercâmbios para qualidade e treinamento profissional.

Ao todo, 23 cooperativas estão filiadas à Central Sicoob Uni, que somam 220 agências em Goiás, Tocantins, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Amazonas, Roraima, Acre, Rondônia, São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo, Rio de Janeiro e no Distrito Federal. As cooperativas, também chamadas de singulares, oferecem diversos serviços à população, como conta corrente, crédito, investimento, cartões, previdência, consórcio, seguros, cobrança bancária, dentre outras opções.

Mesmo com similaridades com um banco normal, o Sicoob tem grandes diferenças, como a relação com o cooperado, que não é apenas um cliente, mas o dono do negócio, participando das decisões e dos retornos financeiros. Além disso, o Sicoob oferece taxas mais vantajosas.

Hoje, o Sicoob tem mais de 6,4 milhões de cooperados no país e está presente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, com postos de atendimento em mais de 320 municípios. O Sicoob é formado por 351 cooperativas singulares, 16 cooperativas centrais e pelo Centro Cooperativo Sicoob (CCS), composto por uma confederação e um banco cooperativo, além de um instituto voltado para o investimento social. Ocupa a segunda colocação entre as instituições financeiras com maior quantidade de agências no Brasil, segundo ranking do Banco Central.

A instituição ainda se baseia nos 7 princípios do cooperativismo: adesão voluntária e livre; gestão democrática; participação econômica dos membros; autonomia e independência; educação, formação e informação; intercooperação e interesse pela comunidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *