História e propósito do cooperativismo

Cooperativas constroem um mundo melhor: Anunciado o Dia Internacional das Cooperativas 2022

Em 2 de julho, cooperativas de todo o mundo celebrarão o 100º Dia Internacional das Cooperativas (#CoopsDay). Uma década depois do Ano Internacional das Cooperativas da ONU, que mostrou a contribuição única das cooperativas para tornar o mundo um lugar melhor, o slogan #CoopsDay deste ano – “Cooperatives Build a Better World” – ecoa o tema do Ano Internacional.

“As cooperativas estão respondendo ao chamado do secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, que alertou que o mundo está ‘à beira de um abismo – e se movendo na direção errada’, e exclamou que ‘restaurar a confiança e inspirar esperança , precisamos de cooperação, precisamos de diálogo, precisamos de compreensão’. Por quase dois séculos, as cooperativas vêm puxando nessa direção. Isso foi amplamente destacado no 33º Congresso Cooperativo Mundial, realizado pela Aliança Cooperativa Internacional em dezembro de 2021, que focou em como sua identidade compartilhada está levando as cooperativas a agir para enfrentar os problemas do mundo ”, declarou Bruno Roelants, Diretor Geral da ICA.

A ACI convida os cooperadores de todos os lugares a divulgarem como nosso modelo de negócios centrado no ser humano , inspirado pelos valores cooperativos de auto-ajuda, autorresponsabilidade, democracia, igualdade, equidade e solidariedade e os valores éticos de honestidade, abertura, responsabilidade social e cuidar dos outros, é construir um mundo melhor .

Operando em todo o mundo, em diversos setores da economia, as cooperativas provaram ser mais resilientes a crises do que a média. Fomentam a participação econômica, combatem a degradação ambiental e as mudanças climáticas, geram bons empregos, contribuem para a segurança alimentar, mantêm o capital financeiro nas comunidades locais, constroem cadeias de valor éticas e, ao melhorar as condições materiais e a segurança das pessoas, contribuem para a paz positiva.

“As cooperativas são o único modelo empresarial com princípios globalmente acordados que assentam numa base de valores éticos partilhados ”, acrescentou Bruno Roelants.

A ACI pede aos cooperadores e parceiros de todo o mundo que se preparem para celebrar o #CoopsDay em 2 de julho e mostrar ao mundo como as cooperativas constroem um mundo melhor.

O pacote de ações da Coopsday 2022, incluindo o logotipo, mensagens-chave e outros recursos digitais, estará disponível em breve.

Sobre o Dia Internacional das Cooperativas

Marcado pelas cooperativas em todo o mundo desde 1923 e proclamado oficialmente pela Assembleia Geral das Nações Unidas no centenário da ACI em 1995, o Dia Internacional das Cooperativas é comemorado anualmente no primeiro sábado de julho.

O objetivo do #CoopsDay é aumentar a conscientização das cooperativas e promover as ideias do movimento de solidariedade internacional, eficiência econômica, igualdade e paz mundial. Desde 1995, a ACI e as Nações Unidas por meio do Comitê para a Promoção e Avanço das Cooperativas (COPAC) definiram conjuntamente o tema para a celebração do #CoopsDay.

Por meio do #CoopsDay, formuladores de políticas locais, nacionais e globais, organizações da sociedade civil e o público em geral podem aprender sobre a contribuição das cooperativas para um futuro seguro para todos.

COOPTALKS SUMMIT

E para homenagear esse dia tão importante para o cooperativismo, a MundoCoop irá promover mais uma edição do grandioso CoopTalks Summit nos dias 30 de junho e 01 de julho, abrindo as comemorações da data!

Fonte: mundocoop.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *