5 motivos para gerir as finanças em uma cooperativa financeira

Análise de diferenciais pode sanar algumas das principais dúvidas. Confira

A infinidade de bancos e fintechs pode confundir os consumidores na hora de escolher a melhor opção para a gestão das finanças. Alternativas às instituições convencionais, as cooperativas financeiras também têm conquistado, aos poucos, a preferência do brasileiro.

Segundo a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), quatro em cada 10 brasileiros conhecem o cooperativismo. As vantagens das cooperativas do ramo crédito incluem soluções completas e taxas mais justas, participação dos cooperados na tomada de decisões e nos resultados e contribuição para o desenvolvimento das comunidades.

“A cooperativa é uma sociedade de pessoas que tem como objetivo o proveito comum dos cooperados. Todos se ajudam. Além dos associados de uma mesma cooperativa se ajudarem, essa contribuição mútua também se estende para as relações entre diferentes cooperativas”, disse o diretor-executivo do Sicoob ES, Nailson Dalla Bernadina.

O Sicoob ES atua há mais de 30 anos no estado e é o maior grupo empresarial do Espírito Santo, com mais de 520 mil associados. Em nível nacional, são mais de 6 milhões de cooperados e mais de 3,8 mil pontos de atendimento, formando a 2ª maior rede de atendimento do País.

Confira as principais características das cooperativas financeiras:

1. Propriedade:
Quando abrem suas contas, os cooperados passam a ser donos da cooperativa e ganham direito de opinar e votar, além de tomar decisões sobre o melhor para a instituição.

2. Lucro:
Na cooperativa, todo dinheiro que sobra é dividido entre cooperados, de acordo com quanto cada um contribuiu.

3. Taxas:
Em comparação com instituições financeiras convencionais, as taxas oferecidas pelas cooperativas são mais brandas. A variação entre taxas pode chegar a mais de 50%, dependendo da linha de crédito analisada.

4. Crescimento:
As cooperativas crescem pela colaboração, contribuindo para o desenvolvimento local. Além de estar presente nos grandes centros, as cooperativas possuem forte atuação também nas pequenas cidades.

5. Tecnologia:
Nas cooperativas, é possível abrir conta e ter acesso a qualquer serviço no celular, além de os associados contarem com agências e pontos de atendimento em locais estratégicos.

Campanha

Para levar informações sobre as vantagens do cooperativismo para um público cada vez maior, o Sicoob promove uma campanha a nível nacional. A proposta é incentivar a sociedade a conhecer a instituição e as vantagens de ser cooperado. O vídeo pode ser assistido no link https://www.youtube.com/watch?v=-V5b2vEKFtM .

“O Sicoob, muito mais do que uma escolha financeira, é instrumento para conectar pessoas, levando justiça e prosperidade às comunidades. Trabalhamos para o desenvolvimento da sociedade, levando melhor qualidade de vida para as pessoas”, destacou Nailson Dalla Bernadina.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *