Sicredi recebe Selo Clima Paraná por ações de combate às mudanças climáticas

Premiação concedida pela Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo certifica as boas práticas para redução das emissões de gases do efeito estufa (GEE).

Como reconhecimento à estratégia de sustentabilidade e ecoeficiência desenvolvida, o Sicredi, por meio das ações realizadas pelas 25 cooperativas que atuam no Paraná, recebeu na última terça-feira (7) o Selo Clima Paraná. A premiação concedida pela Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest) certifica as boas práticas de empresas que atuam no estado no combate às mudanças climáticas por meio da medição, divulgação e redução das emissões de gases do efeito estufa (GEE).

Em cerimônia realizada na Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), o Sicredi recebeu o selo na categoria “Original”, destinado a empresas que apresentam inventário simplificado das emissões de carbono.

“É uma grande honra receber esse reconhecimento que destaca a atuação das cooperativas com sede no Paraná a partir do nosso propósito de construir juntos uma sociedade mais próspera e sustentável”, celebra o diretor de Supervisão da Central Sicredi PR/SP/RJ, Reginaldo Pedrão.

Ações consolidadas

Nos estados do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro, o Sicredi desenvolve iniciativas de ecoeficiência há cinco anos por meio do Programa GHG Protocol, metodologia amplamente utilizada por empresas e governos do mundo todo para entender, quantificar e gerenciar emissões de gases de efeito estufa.

A instituição financeira cooperativa realiza o ciclo completo de ecoeficiência com o inventário, publicação e ações de compensação de carbono com diferentes iniciativas: plantio de árvores, compras de crédito de projetos certificados, recuperação de áreas degradadas e projetos para conservação de floresta nativa.

Nacionalmente, o Sicredi manteve em 2021 a estratégia de neutralizar 100% das emissões de gases de efeito estufa com o apoio a cinco projetos de créditos de carbono desenvolvidos em diferentes regiões do país. Uma estratégia que visa respeitar a diversidade regional e o potencial de cada localidade onde a instituição financeira cooperativa atua.

“Ao longo dos anos, o Sicredi tem desenvolvido projetos diretamente conectados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), como os que tratam das ações contra a mudança global do clima e a preservação da vida terrestre. Por isso, somos comprometidos com a geração de desenvolvimento sustentável nas comunidades, reconhecendo e minimizando o impacto da nossa atuação envolvendo todas as nossas cooperativas para a promoção do desenvolvimento social econômico aliado também com a conservação do meio ambiente”, afirma o presidente da Central Sicredi PR/SP/RJ, Manfred Dasenbrock.

Sobre o Sicredi

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão do Sicredi valoriza a participação dos mais de 5 milhões de associados, os quais exercem papel de donos do negócio. Com presença nacional, o Sicredi está em 25 estados* e no Distrito Federal, com mais de 2.000 agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros (www.sicredi.com.br).
*Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *