“Diálogos de Intercooperação” chegam ao sétimo episódio focalizando inovação

Evento está marcado para o dia 25 de agosto às 17h00 com transmissão ao vivo

Três das maiores cooperativas financeiras do Brasil – Sicredi Pioneira, Viacredi e Sicoob Credicitrus – uniram-se em 2020 em uma ação inovadora denominada “Diálogos de Intercooperação”, com o objetivo de disseminar conhecimento e experiências por meio de apresentações a cargo de seus dirigentes, além de convidados, contribuindo para a expansão e o fortalecimento do modelo cooperativo no País, particularmente no ramo de crédito. A iniciativa conta com a parceria e o apoio da Confederação Alemã das Cooperativas (DGRV), entidade que desde os anos 1990 tem participado ativamente no desenvolvimento do cooperativismo brasileiro.

Essa ação vem sendo materializada por meio de lives que, no dia 25 de agosto, às 17h00, chegam ao sétimo episódio, abordando o tema “Inovação”, tendo como convidado especial Harold Espínola, chefe do Departamento de Supervisão de Cooperativas e de Instituições Não Bancárias (Desuc) do Banco Central do Brasil. Ainda participarão do encontro Solon Stahl, diretor executivo da Sicredi Pioneira; Walmir Segatto, CEO da Sicoob Credicitrus; Vanildo Leoni, diretor executivo da Viacredi; e Camila Japp, gerente da DGRV no Brasil. O jornalista Luis Cláudio G.F. Silva, diretor da revista e do portal MundoCoop, será o moderador do encontro.

Desafio do crescimento

Os “Diálogos de Intercooperação” buscam responder ao desafio proposto pelo presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, de que a participação das cooperativas nas modalidades mais relevantes de crédito alcance 20% das operações do Sistema Financeiro Nacional, sendo atualmente da ordem de 9%.  Além disso, em outros indicadores, o peso das cooperativas continua modesto, conforme revela o Panorama do Sistema Nacional de Crédito Cooperativo (SNCC), publicado em junho pelo BC: 3,8% dos ativos totais, 5,1% da carteira de crédito, e 6,3% dos depósitos.

Elevado alcance social

Os eventos são abertos a todos os interessados e têm grande alcance social, pois o número de visualizações de cada live, desde a primeira realizada em junho do ano passado, é convertido em igual quantidade de cestas básicas destinadas a famílias carentes, contribuindo para o combate à fome, que se acentuou no País em razão da pandemia. O link de acesso para a live do dia 25 é: (citar link)

Temas abordados

Todos os episódios dos “Diálogos de Intercooperação” tiveram como moderador Silvio Giusti, consultor da DGRV no Brasil, e permanecem gravados no Youtube, podendo ser acessados livremente. A lista a seguir apresenta os temas já focalizados e os respectivos palestrantes. O link de acesso à playlist completa é: https://www.youtube.com/playlist?list=PLlv50VznyDiJoBicDip_r8u9Qm3JBPcAf

Episódio 1. Compromisso social

Palestrantes: Tiago Luiz Schmidt (Presidente do Conselho de Administração – Sicredi Pioneira), Vanildo Leoni (Diretor executivo – Viacredi) e Walmir Fernandes Segatto (CEO – Sicoob Credicirus)

Episódio 2. Impacto econômico

Palestrantes: Walmir Fernandes Segatto (CEO Sicoob Credicitrus), Solon Stapassola Stahl (Diretor executivo – Sicredi Pioneira) e Vanildo Leoni (Diretor Executivo – Viacredi)

Episódio 3. Comunicação e educação

Palestrantes: Tiago Luiz Schmidt (Presidente do Conselho de Administração – Sicredi Pioneira), Vanildo Leoni (Diretor executivo – Viacredi) e Walmir Fernandes Segatto (CEO – Sicoob Credicirus). Convidado: Rodrigo Machado (Diretor executivo – Unicred Florianópolis)

Episódio 4. Governança

Palestrantes: Tiago Luiz Schmidt (Presidente do Conselho de Administração – Sicredi Pioneira), Vanildo Leoni (Diretor executivo – Viacredi) e Walmir Fernandes Segatto (CEO – Sicoob Credicirus). Convidados: Rodrigo Machado (Diretor executivo – Unicred Florianópolis) e Jonas Paulo Uss (Presidente do Conselho de Administração – Cresol Horizonte)

Episódio 5. Identidade cooperativa

Palestrantes: Tiago Luiz Schmidt (Presidente do Conselho de Administração – Sicredi Pioneira), Vanildo Leoni (Diretor executivo – Viacredi) e Walmir Fernandes Segatto (CEO – Sicoob Credicirus). Convidado: Márcio Lopes de Freitas (Presidente – Organização das Cooperativas Brasileiras)

Episódio 6. Educação cooperativista e cooperativas escolares

Palestrantes: Letícia Pasold (Gerente de Gente, Cultura e Comunicação – Viacredi), Heloisa Helena Lopes (Vice-presidente do Conselho de Administração – Sicredi Pioneira) e Gledson Gustavo Viana (Gerente de Responsabilidade Social do Instituto Credicitrus – Sicoob Credicitrus)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *