Programa de Educação Financeira Aprender Valor avança na expansão nacional

O Banco Central do Brasil lançou recentemente o Programa de Educação Financeira chamado Aprender Valor, que tem como objetivo apoiar na implantação da educação financeira nas escolas, conforme preconiza a BNCC (Base Nacional Comum Curricular).

Conheça mais sobre o Aprender Valor no conteúdo abaixo ou diretamente no site do Aprender Valor.

 

Ainda não aderiu ao Aprender Valor?

Se sua escola ou secretaria de educação ainda não fez a adesão ao Programa Aprender Valor, aproveite, pois ainda está em tempo! As adesões estão abertas até 31 de julho. Acesse a página de adesão na plataforma do programa e garanta a oportunidade para os profissionais e estudantes de sua rede ou de sua escola.

O Aprender Valor é o Programa de Educação Financeira nas escolas públicas do Ensino Fundamental desenvolvido pelo Banco Central do Brasil, com recursos do Fundo de Defesa de Direitos Difusos, do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Por meio do programa, o Banco Central apoia secretarias de educação, escolas, gestores e professores na implementação da educação financeira em sala de aula. O Aprender Valor apresenta a educação financeira de forma transversal e integrada às disciplinas curriculares obrigatórias, conforme preconiza a BNCC. Os projetos escolares do 1º ao 9º ano estão prontos e trazem a educação financeira como parte das aulas de Matemática, Língua Portuguesa e Ciências Humanas. Para dotar o professor de maior segurança ao conduzir o tema, o Aprender Valor oferece formações on-line. Para apoiar o professor em suas atividades, o gestor também é contemplado com formações específicas.

O Programa Aprender Valor teve início, em caráter piloto, em 2020. Ao longo de mais de um ano de grandes realizações, o programa avançou em 429 escolas, em 257 municípios, no Ceará, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará e Paraná. Apesar das dificuldades impostas pela pandemia, Banco Central, CAEd, Escolas, Secretarias de Educação Estaduais e Municipais, Undime Nacional e suas seccionais atuaram em conjunto, contando com a colaboração e o entusiasmo de milhares de profissionais da educação participantes da etapa piloto do programa. Ante a relevância da mensagem e a boa acolhida do programa, o Aprender Valor iniciou a expansão nacional.

Em seis semanas de adesão para a expansão nacional, o número de escolas participantes superou a marca de 3,1 mil escolas, em mais de 650 municípios. Estão cadastradas no programa escolas de 23 Unidades da Federação, com destaque para Ceará, Paraná, São Paulo, Pará e Minas Gerais, com centenas de escolas cada. Em termos percentuais, Mato Grosso do Sul lidera, com 20% de escolas aderidas em quase 75% dos municípios do estado. Dentre os estados não participantes do piloto, São Paulo, Espírito Santo, Pernambuco, Maranhão e Roraima lideram as adesões.

Liberação antecipada das formações

Se a sua escola e a sua rede aderiram ao Programa Aprender Valor até 11 de julho e já realizaram cadastro e enturmação de estudantes, as formações já estarão disponíveis para os técnicos das secretarias e para gestores e professores a partir desta semana. Aproveite você também a oportunidade e desfrute desde já dos benefícios da educação financeira para você e sua família. Além disso, quanto antes o professor sentir-se preparado, mais cedo poderá apresentar os projetos escolares aos seus alunos.

Se estiver enfrentando dificuldades para registrar a adesão de sua rede ou de sua escola, ou para avançar no cadastramento dos profissionais e estudantes, veja abaixo os principais temas do evento com o passo a passo para a efetivação da adesão e dos cadastros:

Veja também os cards a seguir, com orientações sintéticas:

Adesão Município

Diagrama Descrição gerada automaticamente Diagrama Descrição gerada automaticamente com confiança média

Adesão Escola

Diagrama, Texto Descrição gerada automaticamente Texto Descrição gerada automaticamente com confiança média

Lembre-se: registrando a adesão de sua rede e de sua escola e cadastrando profissionais e estudantes até 31 de julho, você garante a participação nesta primeira etapa da expansão nacional, podendo levar a educação financeira à sala de aula ainda em 2021.

Fonte: Banco Central do Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *