Em busca de equidade de gênero, Sistema Ailos tem 45% de mulheres em cargos de liderança

Somente em 2020, 46 mulheres assumiram posições de liderança.

Contribuindo diretamente para o crescimento no número de mulheres em cargos de liderança no Brasil, que dobrou entre 2012 e 2020, segundo o Índice de Diversidade de Gênero elaborado pela Kantar, empresa líder global em pesquisa de mercado, o Sistema Ailos investe cada vez mais na equidade de gênero e na valorização da mulher.
Atualmente, são mais de 570 cargos de liderança distribuídos pela Central e pelas 13 Cooperativas Singulares que compõem o Sistema. Destes, 45,47% são ocupados por mulheres. Somente em 2020, 46 colaboradoras foram promovidas ou contratadas para liderar equipes – o que representa 52% das vagas de liderança preenchidas no último ano.

“Vamos continuar crescendo esse indicador até conquistar a equidade. Nós acreditamos no equilíbrio das energias masculinas e femininas para construir um time de líderes que impacta positivamente a vida das pessoas. Nossas ações visam a conexão do hoje com o futuro que almejamos”, destaca Renata Basilio, gerente de Gestão de Pessoas.

Do recrutamento ao empoderamento

Os recrutadores e líderes da Central Ailos constroem times que visam dar corpo à implementação prática das estratégias de diversidade e inclusão dentro do Sistema. Uma das metodologias adotadas no processo seletivo, por exemplo, é a entrevista às cegas, que consiste em contratar tomando como base somente os atributos que realmente importam para o desempenho da função em questão. Não há acesso a dados como nome, idade, gênero, cor da pele, estado civil, endereço, número de filhos e foto do profissional.

Para dar apoio a esse processo e seguir compartilhando conhecimento, a Central Ailos criou também um grupo de diversidade e inclusão, responsável por conduzir o planejamento das iniciativas prioritárias segundo o plano estratégico. As ações são fortemente voltadas para a inclusão de pessoas com deficiência classificada, equilíbrio entre homens e mulheres, diversificação do quadro de colaboradores em relação à faixa etária e maior representatividade feminina em níveis de liderança. Dentre as ações propostas e executadas estão palestras, talks, capacitações e campanhas dentro de todo o Sistema Ailos.

A próxima ação será uma live para os colaboradores, no dia 12 de maio, com o tema “Representatividade Feminina e Empoderamento”, ministrada pela psicanalista Manuela Xavier. Ela trará aspectos históricos a partir da perspectiva feminina e o apagamento do protagonismo feminino, o debate sobre ser mulher e mãe, como é ser mulher nos dias de hoje e o que significa empoderamento.

Além disso, a preocupação envolve saúde e segurança femininas. “No mês de março, por exemplo, promovemos eventos para ensinar nossas mulheres sobre defesa pessoal e os tabus que envolvem a saúde sexual feminina”, comenta Tayla Fischer, integrante do grupo e recrutadora do time de Atração e Consultoria de Gestão de Pessoas da Central Ailos.

Líder, mãe e dona do próprio espaço

Quem vivencia isso diariamente é Sulana Mara da Silva Wan Zuit, que iniciou como estagiária e, em 2020, conquistou o cargo de Gerente de Educação Corporativa e Relacionamento com o Cooperado na Central Ailos.

“Minha trajetória começou em uma cooperativa filiada no atendimento telefônico e serviços administrativos. Com dedicação, apoio da minha liderança e sempre movida pelos desafios, passei por cargos de assistente, analista e coordenadora, até que, no último ano, me tornei gerente, um presente que 2020 me trouxe em meio à pandemia”, conta.

Para ela, o desafio maior é ser mãe, dona de casa, mulher e, ao mesmo tempo, conquistar seu espaço. “Mas o que me move é ver a preocupação que a Central tem em nos apoiar como seres humanos integrais”, completa Sulana.

Orçamento exclusivo para diversidade e inclusão

Nos próximos anos, o objetivo é continuar investindo cada vez mais no crescimento destas ações. Por isso, a área de Gestão de Pessoas recebe uma verba direcionada unicamente para trabalhar diversidade e inclusão.
“Neste ano de 2021, 12% do orçamento total da área é exclusivo para a diversidade e inclusão, pois o tema é pauta em nosso planejamento estratégico e nos leva ao encontro dos valores cooperativistas”, finaliza a gerente de Gestão de Pessoas.

Para o presidente da Central Ailos, Moacir Krambeck, a presença de mulheres na liderança do Sistema só tende a crescer. “Acredito que elas continuarão a chegar cada vez mais longe”, diz.

Sobre o Ailos
Constituído em 2002, Ailos é um Sistema de Cooperativas de Crédito e conta com mais de 1 milhão de cooperados, uma cooperativa central, 13 cooperativas singulares, mais de 200 postos de atendimento e mais de R$ 12 bilhões em ativos. Com atuação nos três estados do Sul do país, possui cerca de 4 mil colaboradores, contribuindo e promovendo o crescimento sustentável e desenvolvimento social das comunidades onde atua. As cooperativas singulares que compõem o Ailos são: Acentra, Acredicoop, Civia, Credcrea, Credelesc, Credicomin, Credifoz, Crevisc, Evolua, Transpocred, Únilos, Viacredi e Viacredi Alto Vale.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *