Sicredi ampliará atuação em Minas Gerais

Instituição financeira cooperativa prevê abertura de novas agências em 38 cidades mineiras em 2021.

Sicredi, instituição financeira cooperativa com mais de 4,9 milhões de associados e presente em 23 estados brasileiros e no Distrito Federal, seguirá fortalecendo o cooperativismo pelo país em 2021. Para seguir dando apoio às localidades e promovendo a inclusão financeira, a instituição projeta expandir sua atuação em Minas Gerais com a inauguração de 39 agências em 38 cidades mineiras – das quais 32 são localidades que ainda não contavam com a presença do Sicredi. Para essa ampliação da área de atuação no Estado, o Sicredi estima investir cerca de R$ 38 milhões, valor superior aos 27 milhões aportados em 2020 no Estado – quando foram inauguradas 21 agências, além de gerar mais de 260 empregos diretos.

“É muito importante o fomento à expansão e ao crescimento do cooperativismo de crédito, pois neste modelo, os recursos captados pelas cooperativas são empregados na própria comunidade, o que reverte diretamente na qualidade de vida dos associados e das pessoas que vivem nas regiões onde estamos presente. Além do aporte direto do Sicredi, ainda há outros investimentos envolvidos na construção dessas agências e que fortalecem ainda mais a economia local,” destaca o vice-presidente da Central Sicredi Sul/Sudeste, Márcio Port. Ao final de 2021, com os novos pontos de atendimento em funcionamento, a instituição contará com 83 agências em 71 municípios mineiros.

“Mesmo com os desafios de 2020, o Sicredi conseguiu manter um crescimento sólido e sustentável em Minas Gerais. Para 2021, queremos continuar promovendo a inclusão financeira por meio dessa expansão física em mais de 30 municípios. Queremos reforçar o relacionamento com a população mineira, oferecendo soluções financeiras que estimulem o empreendedorismo local. Assim, formamos um ciclo virtuoso, no qual os associados prosperam e as localidades se desenvolvem cada vez mais”, complementa Port.

A força do cooperativismo de crédito

Conforme dados do Banco Central (Bacen), em 2020, as cooperativas de crédito foram responsáveis pela abertura de 400 novas agências em todo o Brasil. Desse total, somente o Sicredi foi responsável pela inauguração de 150 delas, o que representa mais de um terço (37,5%). Outro importante dado Classificação da informação: Uso Interno que respalda a força do cooperativismo é a pesquisa da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), ao apontar que a atuação das cooperativas incrementa o Produto Interno Bruto (PIB) per capita dos municípios em 5,6%, cria 6,2% mais vagas de trabalho formal e aumenta o número de estabelecimentos comerciais em 15,7%. Com uma maior presença do Sicredi em Minas Gerais, espera-se um impacto positivo nas famílias, nos pequenos produtores e nas empresas, uma vez que as cooperativas de crédito contribuem para a abertura de novos negócios. Entre 2006 e 2016, elas foram responsáveis pela criação de 79 mil empresas e geraram 278 mil empregos no Brasil, segundo a Fipe. Com o estímulo ao empreendedorismo local, novos postos de trabalho são gerados, aumentando a competitividade e diminuindo as desigualdades econômicas das regiões de atuação do Sicredi.

Sobre o Sicredi

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão do Sicredi valoriza a participação dos mais de 4,9 milhões de associados. Com presença nacional, o Sicredi está em 23 estados* e no Distrito Federal, com mais de 2.000 agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros (www.sicredi.com.br).

*Acre, Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *