Confebras lança Bureau Coop, painel que irá disponibilizar dados do Cooperativismo Brasileiro

Com o compromisso de sempre inovar e de demonstrar a força que o cooperativismo financeiro exerce na sociedade, a Confederação Brasileira das Cooperativas de Crédito (Confebras) lança mais uma grande novidade para o setor. Na última terça-feira, dia 3, durante o webinar ConectCoop, em comemoração ao aniversário de 34 anos da instituição, foi apresentado o Bureau Coop. A nova ferramenta é um painel interativo que reúne os principais dados econômico-financeiros das cooperativas de crédito brasileiras.

O presidente da Confebras, Kedson Macedo, aproveitou a data comemorativa para lançar oficialmente o Bureau Coop. O anúncio foi feito ao final do bate-papo online, que contou com a participação de ex-dirigentes da instituição: Marconi Lopes de Albuquerque, Manoel Messias da Silva, José Valdir Ribeiro dos Reis, Rui Schneider da Silva e Celso Ramos Régis. “É com grande orgulho que lançamos esta ferramenta na comemoração dos nossos 34 anos de fundação. Projeto de grande importância e antigo sonho da Confebras, essa inovação vai possibilitar que estudantes, jornalistas, lideranças, prefeitos e cidadãos conheçam melhor o cooperativismo financeiro, principalmente por meio dos seus números, de forma fácil, interativa e transparente”, resume Macedo.

Elaborado com o conceito e ferramentas de Business Intelligence (BI), o Bureau Coop apresenta os principais números relacionados às cooperativas de crédito brasileiras, fornecidos e atualizados pelo Banco Central do Brasil. Neste painel está contido um rol de dados financeiros e de representação do Sistema Nacional de Crédito Cooperativo (SNCC), com enfoque nas cooperativas singulares, que são as instituições que atendem a todos os cooperados do País.

O diferencial do projeto, que será aperfeiçoado ao longo dos próximos meses, é permitir que os usuários busquem informações de acordo com a sua necessidade. Na plataforma será possível visualizar uma análise dos principais dados da atualidade, bem como a evolução na última década. Será possível filtrar as informações pelos seguintes índices: estrutura sistêmica a qual a cooperativa está vinculada; a cooperativa central; o perfil dos associados; a categoria da cooperativa; a região do País, o Estado e a cidade. O Bureau Coop já pode ser acessado pelo endereço bi.confebras.coop.br.

Sobre a Confebras:
A Confebras é uma entidade suprasistêmica do Cooperativismo de Crédito. Sediada em Brasília, reúne 37 instituições filiadas, 466 cooperativas vinculadas e mais de 6 milhões de associados. Mantém a única editora brasileira com obras exclusivas sobre o setor, além de desenvolver cursos na plataforma EaD, o Programa CooperaEduca para o público infanto-juvenil, intercâmbios técnicos internacionais e eventos voltados às lideranças cooperativistas, além de ser porta-voz das reivindicações setoriais junto ao Legislativo e Executivo nacionais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *