Instituto Sicoob promove educação financeira gratuita com Clínicas Financeiras Virtuais

Com orientações de voluntários especialistas na área, a expectativa é de atender mais de 16 mil pessoas, meta atingida em 2019, quando o atendimento foi somente presencial.

Com a missão de difundir a cultura cooperativista e contribuir para o desenvolvimento sustentável das comunidades, o Instituto Sicoob, agência de Investimento Social Estratégico do Sicoob – Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil – lança, em 7 de outubro, as Clínicas Financeiras Virtuais. O objetivo é oferecer, gratuitamente, orientações sobre Educação Financeira, como temas relacionados à quitação de dívidas, imposto de renda, investimentos e orçamento pessoal.

A iniciativa é promovida pelo Instituto Sicoob desde 2017, mas esta é a primeira vez que as clínicas serão on-line. “Acreditamos que alcançaremos um público ainda maior do que nos anos anteriores, porque o mundo digital permite que a gente atenda mais pessoas ao mesmo tempo e com uma disponibilidade de agenda maior”, afirma Emanuelle Moraes, gerente de Desenvolvimento e Investimento Social do Sicoob.

Os atendimentos são individuais e as orientações são oferecidas por colaboradores do Sicoob, que aderem ao programa de voluntariado corporativo e são capacitados em educação financeira de acordo com a metodologia do Instituto Sicoob. “Nossos Voluntários Transformadores estarão disponíveis para responder questões sobre endividamento, cálculo de juros, organização de vida financeira, entre outros temas”, explica Emanuelle.

No ano passado, mais de 16 mil pessoas, em 42 municípios brasileiros, foram atendidas presencialmente pelo programa e puderam ter uma orientação de educadores financeiros qualificados e experientes de maneira totalmente gratuita. De acordo com dados Instituto Sicoob, 85% das pessoas atendidas em 2019 pertencem às classes D e E.

“Diante do cenário de pandemia, todos os nossos programas presenciais foram suspensos e, a partir daí, começamos a adaptar nossas ações para causar impacto de maneira on-line. Estamos animados com o lançamento das Clínicas Financeiras Virtuais porque é um programa que permite a democratização de informação sobre Educação Financeira”, conta a gerente do Instituto Sicoob.

Ao acessar a plataforma, o usuário pode escolher o voluntário que o atenderá, assim como agendar o melhor dia e horário para a conversa. Após essa etapa, basta acessar o site na data combinada para que a consultoria seja realizada.

Serviço

Clínicas Financeiras Virtuais do Instituto Sicoob
Orientações gratuitas sobre Educação Financeira
Cadastro: clinicasfinanceiras.sicoob.com.br

Sobre o Sicoob - O Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil, Sicoob, possui 4,8 milhões de cooperados em todo o país e está presente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. É composto por mais de 390 cooperativas singulares, 16 cooperativas centrais e a Confederação Nacional das Cooperativas do Sicoob (Sicoob Confederação). Integram, ainda, o Sistema, o Banco Cooperativo do Brasil do Brasil (Bancoob) e suas subsidiárias (empresas/entidades de: meios eletrônicos de pagamento, consórcios, DTVM, seguradora e previdência) provedoras de produtos e serviços especializados para cooperativas financeiras. A rede Sicoob é a quarta maior entre as instituições financeiras que atuam no país, com mais de 3,4 mil pontos de atendimento. As cooperativas integrantes do Sistema oferecem aos cooperados serviços de conta corrente, crédito, investimento, cartões, previdência, consórcio, seguros, cobrança bancária, adquirência de meios eletrônicos de pagamento, dentre outras soluções financeiras. Mais informações acesse: www.sicoob.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *