Tema do Dia Internacional das Cooperativas 2020: Cooperativas para a Ação Climática

O tema do Dia Internacional das Cooperativas 2020 é COOPERATIVAS PARA AÇÃO CLIMÁTICA. Estamos convidando a comunidade cooperativa global a continuar pressionando por ações que abordem as mudanças climáticas. Essa situação crítica está colocando em risco vidas e meios de subsistência, interrompendo ecossistemas vitais para as pessoas e o planeta.

“ Nossa casa comum está em perigo. Existem métodos de produção e consumo que estão constantemente atacando o meio ambiente. Não temos muito tempo para reverter essa situação. Precisamos agir agora, com nossos valores e princípios, para demonstrar em escala global que é possível desenvolver uma economia com inclusão social e proteção dos recursos naturais”,afirmou Ariel Guarco, presidente da Aliança Cooperativa Internacional.

Em 4 de julho de 2020 , junte-se a nós para aumentar a conscientização sobre a importância de lidar com as mudanças climáticas. Nenhum país está imune a isso, as emissões de gases de efeito estufa são mais de 50% maiores do que em 1990, e o aquecimento global está causando mudanças duradouras em nosso sistema climático, que ameaçam conseqüências irreversíveis se não agirmos.

As cooperativas de todo o mundo podem aproveitar esta oportunidade para mostrar liderança e compartilhar seus valores de cooperação no combate a esse problema global. Em breve, um Guia de comunicação das cooperativas estará disponível para ajudar as cooperativas a usarem este dia para ilustrar a importância de tomar medidas para combater as mudanças climáticas.

Como fizemos no ano passado, juntamente com a DotCoop, estamos lançando o mapa interativo do Dia Internacional da Cooperativa de 2020 para ilustrar como as cooperativas em todo o mundo estão tomando medidas para combater as mudanças climáticas e celebrar seus sucessos. Obtenha mais informações aqui sobre como participar. No ano passado, registramos mais de 130 eventos em cerca de 40 países em todo o mundo. Também recomendamos que você promova #CoopsDay e # Coops4ClimateAction amplamente em todos os seus canais de mídia social.

Por que esse tema?

O tema do Dia Internacional das Cooperativas de 2020 foi escolhido para apoiar o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 13 sobre Ação Climática. Este evento terá como foco a contribuição das cooperativas para combater as alterações climáticas, um dos mais sérios desafios que enfrentam nosso planeta durante o 21 st século. As mudanças climáticas afetam severamente os meios de vida das pessoas em todo o mundo, especialmente os grupos mais desfavorecidos, como pequenos agricultores, mulheres, jovens, povos indígenas e minorias étnicas, que precisam lidar com desastres naturais extremos e degradação dos recursos naturais.

O movimento cooperativo pode usar essa importante oportunidade para se posicionar como ator global de mudança e colaborar com seus parceiros na comunidade internacional. Esse esforço coletivo pode impactar significativamente a agenda climática e alcançar uma transição justa, verde e justa para todas as comunidades, sem deixar ninguém para trás.

Sobre o Dia Internacional das Cooperativas

O Dia Internacional das Cooperativas das Nações Unidas é comemorado anualmente no primeiro sábado de julho. O objetivo desta celebração é aumentar a conscientização sobre as cooperativas, destacar as metas e objetivos complementares das Nações Unidas e do movimento internacional de cooperativas, destacar as contribuições do movimento para a resolução dos principais problemas abordados pelas Nações Unidas e fortalecer e estender parcerias entre o movimento cooperativo internacional e outros atores.

Em 1992, após um esforço conjunto de lobby dos membros cooperativos da ACI e do Comitê para a Promoção e o Avanço das Cooperativas (COPAC) , a Assembléia Geral das Nações Unidas proclamou o primeiro sábado de julho de 1995 como o Dia Internacional das Cooperativas, marcando o centenário do estabelecimento da Aliança, pela resolução 47/90, de 16 de dezembro de 1992 .

Desde 1995, a ACI e as Nações Unidas definem o tema da celebração do Dia Internacional por meio da COPAC, uma parceria de várias partes interessadas de instituições públicas e privadas globais, sendo a ACI um membro fundador, que defende e apóia as pessoas. e empresas cooperativas autossustentáveis ​​como líderes em desenvolvimento sustentável.

Fonte: ACI e mundocoop.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *