Sicoob inova ao possibilitar que cooperados formem uma comunidade digital

App Sicoob Moob possibilita que o cooperado participe remotamente dos eventos da sua cooperativa por transmissões de vídeo ao vivo. Agora este público participa digitalmente de palestras, seminários e assembleias.

O Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil, Sicoob, expandiu as funcionalidades do Sicoob Moob – aplicativo que facilita e aprimora a experiência dos cooperados no relacionamento institucional com a sua cooperativa ou mesmo com os demais cooperados –, para a realização de transmissões de eventos ao vivo. A inovação possibilita o acesso remoto por meio de um ambiente seguro a palestras, seminários, assembleias, além de contar com outros benefícios.

Lançado recentemente, o aplicativo promove interação, conectividade e engajamento entre os mais de 4,6 milhões de cooperados e ao Sistema Sicoob. O objetivo é incentivar a mobilidade, especialmente no cenário atual, ao qual devemos seguir as indicações da OMS (Organização Mundial de Saúde) para conter o novo coronavírus e evitar que grandes grupos se reúnam presencialmente.

Vale lembrar que, no cooperativismo financeiro, diferente do que ocorre no tradicional sistema bancário, a participação do cooperado é um importante vetor para o sucesso de cada cooperativa. Assim, ele não só contribui com as decisões da instituição como também recebe parte dos resultados (sobras) tal como um sócio em uma empresa. Com o app, cada cooperado tem a possibilidade de participar dos eventos de sua cooperativa singular, evitando o deslocamento e priorizando seu bem-estar.

“Trata-se de um canal digital de comunicação entre os públicos do Sicoob. Com ele, visamos estreitar o relacionamento, facilitar o acesso e elevar o nível de conhecimento dos cooperados sobre as singulares, além de fortalecer as práticas de governança”, conta Antônio Vilaça Júnior, diretor de Tecnologia da Informação do Sicoob.

Além de tudo isso, o canal reúne os usuários em uma comunidade digital exclusiva para uso dos cooperados com outras funcionalidades. Confira:

Minha Cooperativa: Como a transparência é um valor primordial no Sicoob, o menu Minha Cooperativa apresenta ao cooperado os dados de sua cooperativa e resultados preponderantes, como ativos totais, patrimônio líquido, operações de crédito e valores de rateio.

Feed de Notícias: é possível a criação de uma notícia com textos e/ou imagens para divulgação aos cooperados e, também, a criação de pesquisas de satisfação/enquetes para obter opiniões dos cooperados em relação aos produtos/serviços oferecidos pela cooperativa;

Gestão de Eventos: permite a criação, publicação e gestão de quaisquer eventos promovidos pelas cooperativas. Contempla desde o preenchimento das informações básicas (nome, data, local) até a indicação do público-alvo, acompanhamento dos inscritos e geração de lista ou Código QR para confirmação de presença. Hoje, a plataforma também permite a divulgação ao maior número de cooperados através da transmissão de eventos ao vivo. A tecnologia estará sempre encurtando distâncias entre o cooperado e a cooperativa.

Votações: pertencimento é ter voz e participar das decisões. Pensando nisso, o Sicoob Moob trouxe uma solução para votações de temas e eleições de candidatos. Assim, o cooperado pode participar, de maneira transparente e segura, das decisões democráticas de sua cooperativa.

Comunidade de Negócios: é o canal dos cooperados para visualização dos bens e serviços ofertados entre eles ou mesmo ofertado pelas próprias cooperativas do Sicoob. Nesta funcionalidade é possível visualizar as informações das ofertas, como fotos, imagens, localização, cooperativa responsável, além de poder demonstrar interesse informando um telefone de contato para negociação;

Universidade Sicoob: Com base em mais um princípio do cooperativismo, o aplicativo conta com uma plataforma que promove a educação e formação dos cooperados, de forma que estes possam contribuir para o desenvolvimento das suas cooperativas. O Universidade conta com cursos sobre educação financeira, tecnologia, tendências de mercado, cultura e muito mais.

O app está disponível nas lojas Google Play e Apple Store. Para acessar, basta fazer o download do app e utilizar as mesmas credenciais de acesso do App Sicoob.

Sobre o Sicoob
O Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil, Sicoob, possui 4,6 milhões de cooperados em todo o país e está presente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. É composto por mais de 396 cooperativas singulares, 16 cooperativas centrais e a Confederação Nacional das Cooperativas do Sicoob (Sicoob Confederação). Integram, ainda, o Sistema, o Banco Cooperativo do Brasil do Brasil (Bancoob) e suas subsidiárias (empresas/entidades de: meios eletrônicos de pagamento, consórcios, DTVM, seguradora e previdência) provedoras de produtos e serviços especializados para cooperativas financeiras. A rede Sicoob é a quarta maior entre as instituições financeiras que atuam no país, com mais de 2,8 mil pontos de atendimento. As cooperativas integrantes do Sistema oferecem aos cooperados serviços de conta corrente, crédito, investimento, cartões, previdência, consórcio, seguros, cobrança bancária, adquirência de meios eletrônicos de pagamento, dentre outras soluções financeiras. Mais informações acesse: www.sicoob.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *