Ailos lança documentário em comemoração ao Dia Internacional do Cooperativismo

Filme conta como surgiu o cooperativismo e de que forma ele ganha cada vez mais força e espaço em todo o mundo. Acesso é gratuito através de plataforma online

Comemorado sempre no primeiro sábado do mês de julho, o Dia Internacional do Cooperativismo mobiliza milhares de pessoas em todo o país. O Ailos participa anualmente com ações que promovem o desenvolvimento não só dos cooperados, como da comunidade. Este ano, para marcar a celebração, foi lançado na quarta-feira (3), o documentário “Cooperativismo: um movimento colaborativo”. Para assisti-lo, basta acessar de forma gratuita a plataforma online do Progrid (www.progrid.coop.br).

Por meio de uma série de vídeos, será possível entender melhor como surgiu esse modelo de negócio e de que forma ele ganha cada vez mais força e espaço em todo o mundo. O documentário proporciona a reflexão e, mesmo que indiretamente, estimula a mudança de hábitos, conforme explica a gestora da área de Governança Cooperativa e Organização do Quadro Social da Central Ailos, Elaine Aparecida Rodrigues. “A construção de um futuro mais sustentável com oportunidades para todos depende de cada um de nós e esse é um dos aspectos que podemos observar no filme”, diz.

Dia de Cooperar

No Brasil, em 2009 foi instituído também o Dia de Cooperar, mais conhecido como o Dia C. A data nacional tem como finalidade celebrar e estimular ações de responsabilidade social que impactam positivamente as sociedades. São iniciativas voluntárias em prol das comunidades. Somente no ano passado, mais de 2,2 milhões de pessoas foram beneficiadas com as atividades que aconteceram em 1.136 municípios brasileiros.

As cooperativas do Ailos fazem parte deste movimento social com atividades voltadas à educação financeira, ações em asilos, creches, doação de material de higiene pessoal, alimentos e orientação nutricional. Segundo Elaine, neste mês em que o cooperativismo está em evidência é o momento ideal para rever práticas e melhorar atitudes. “Trabalhamos com o tema durante todo o ano, mas é importante ter uma data oficial que exalte a diferença que o cooperativismo pode fazer na nossa vida das pessoas”, destaca.

Através de programas como o CooperaCriança, CooperaEduca, CooperJovem e cursos do Progrid, o Ailos dissemina diferentes ferramentas do cooperativismo para pessoas de todas as faixas etárias e, através deles, busca a transformação comunitária. Para conhecê-los e saber como cada programa funciona basta acessar o site das cooperativas integrantes do Ailos.

Sobre o Ailos
Constituído em 2002, o Ailos conta com mais de 750 mil cooperados, 1 Cooperativa Central, 13 cooperativas singulares, mais de 200 postos de atendimento e R$ 7,5 bilhões em ativos. Com atuação nos três estados do Sul do país, possui mais de 3 mil colaboradores. As cooperativas singulares que compõem o Ailos são: Acentra, Acredicoop, Civia, Credcrea, Credelesc, Credicomin, Credifiesc, Credifoz, Crevisc, Evolua, Transpocred, Viacredi e Viacredi Alto Vale.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *