Sicredi celebra sucesso do 2º Summit dos Comitês Mulher

Evento contou com diversas dinâmicas e palestras com nomes como Mônica Sousa e Sandra McDowell.

Uma pesquisa divulgada recentemente pela Grant Thornton, empresa americana de consultoria empresarial, apontou que, na média global, apenas 12% dos cargos de CEOs e diretoria executiva são ocupados por mulheres. No Brasil, o número é um pouco maior: 16% – um aumento de 5% na comparação com 2016. “Mas ainda está longe do ideal! Precisamos de mais ação e quebra de paradigmas para termos mais lideranças femininas no mundo corporativo”, alerta o presidente nacional do Sicredi e da Central PR/SP/RJ, Manfred Dasenbrock.

Uma das iniciativas relevantes da instituição financeira cooperativa nesse sentido foi o Summit dos Comitês Mulher do Sicredi, que teve a segunda edição realizada em Curitiba entre os dias 6 e 7 de novembro. Estiveram reunidas no evento mais de 200 mulheres líderes dos estados do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro, que tiveram a oportunidade de compartilhar experiências e ouvir histórias inspiradoras.

Esse movimento teve início há dois anos, com a criação dos primeiros comitês mulher pelas cooperativas. O objetivo desses grupos foi criar caminhos e oportunidades para que a força feminina esteja à frente dos negócios do Sicredi. Mesmo em fase inicial, o trabalho já teve um importante reconhecimento internacional.

Durante o Congresso Mundial do WOCCU (Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito), realizado em Singapura, o Sicredi recebeu o Athena Award 2018. O prêmio, inspirado na deusa da mitologia grega, que representa força, coragem e sabedoria, é conferido aos executivos ou instituições que deram uma contribuição notável ao desenvolvimento da liderança das mulheres no movimento das cooperativas de crédito.

Dessa forma a instituição financeira cooperativa conscientiza todos os gestores à respeito da importância dessa pauta. “O lugar das mulheres é onde elas quiserem estar”, enfatizou Mônica Sousa, filha de Maurício de Sousa, que deu o nome dela à turma mais famosa das histórias em quadrinhos brasileiras.

A diretora-executiva da Mauricio de Sousa Produções (MSP), responsável pelas atividades relacionadas ao marketing, licenciamento, publicidade e novos projetos da companhia, mostrou durante o 2º Summit dos Comitês Mulher as principais ações do projeto Donas da Rua, que tem como mote o empoderamento das meninas. “Nesse projeto as personagens da Turma da Mônica reforçam a autoestima das futuras mulheres e nos eventos que promovemos mostramos a força do movimento feminino”, explicou.

Mônica, que participa de diversas iniciativas da ONU Mulheres, inspirou as participantes do Summit do Sicredi ao mostrar vídeos com depoimentos de meninas e mulheres de diversas origens. “Não há credo, cor, raça, religião e preconceito que calem a nossa voz. Ainda há muito a fazer para vencermos juntas as barreiras impostas pela sociedade no último século, mas não podemos negar que já evoluímos bastante. E vamos continuar evoluindo”, ressaltou.

A dinâmica “Heart and Backbone”, promovida pela especialista em liderança, coaching e mindfulness, Sandra McDowell, foi outro ponto alto do evento. A palestrante canadense, que tem Mestrado em Liderança e especializações em Coaching Executivo (PCC), Recursos Humanos (CPHR) e Neuroleadership, ensinou técnicas de Mindfulness e mostrou como é possível liderar com o cérebro, melhorando a produtividade, a comunicação e o bem-estar geral.

Já a especialista em Negócios Internacionais pela Universidade de Economia de Katowice na Polônia e graduada em Ciências Sociais pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Gisele Gomes, apresentou as principais atividades desenvolvidas pelo Sicredi junto ao WOCCU (Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito). Entre as ações está o programa da Global Women’s Leadership Network (Rede Global de Lideranças Femininas), que lidera o movimento das Sister Societies, e o WYCUP (Programa de Desenvolvimento de Jovens Cooperativistas).

No segundo dia, as participantes do evento participaram do painel OpenSpace, que teve um importante debate de ideias, como propostas e sugestões sobre a atuação dos comitês nas cooperativas. A prática foi coordenada pelo professor doutor Sérgio Vale da Paixão, acompanhado das consultoras Rejane Andrade e Ellen Castilho.

O evento foi finalizado com o painel 15×15, coordenado pela Escola de Criatividade de Curitiba. Passaram pelo palco mulheres que superaram os desafios e fizeram a diferença em suas áreas de atuação. Durante as apresentações de 15 minutos, elas puderam compartilhar experiências, emocionar e inspirar todas as presentes.

Sobre o Sicredi
O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão valoriza a participação dos 3,8 milhões de associados, os quais exercem um papel de dono do negócio. Com presença nacional, o Sicredi está em 22 estados* e no Distrito Federal, com mais de 1.600 agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros. Mais informações estão disponíveis em www.sicredi.com.br.
*Acre, Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.




*