Concred inicia no Rio de Janeiro discutindo Governança, Sustentabilidade e Inovação

11 CONCREDEvento voltado ao cooperativismo de crédito começa hoje, no Rio de Janeiro, e vai até sexta-feira, dia 30.

Brasília (28/9/16) – Um dos eventos mais aguardados pelas cooperativas de crédito do país, o Congresso Brasileiro do Cooperativismo de Crédito (Concred) começa hoje, no Rio de Janeiro. Em sua 11ª edição, o evento é promovido pela Confederação Brasileira das Cooperativas de Crédito (Confebras) e Sicoob Central Rio e conta com o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop). As atividades terminam nesta sexta-feira, dia 30/9.

O 11º Concred reúne especialistas do setor, dentre enles o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, e a gerente geral da Organização das Cooperativas Brasileiras, Tânia Zanella, no Windsor Conventions & Expo Center. No local, serão discutidos assuntos relevantes ao cooperativismo financeiro nacional.

O evento, bianual, tem, neste ano, como tema: “Governança, Sustentabilidade e Inovação”, tríade de pilares que sustentarão o desenvolvimento do Sistema Nacional de Crédito Corporativo (SNCC) e, assim, proporcionarão aos participantes a oportunidade de conhecer as melhores práticas para o setor.

REFORMULAÇÃO – “O Concred desse ano, aqui no Rio de janeiro, foi totalmente formulado a partir de pontos que julgamos essenciais à saúde corporativa das cooperativas financeiras. Entendemos que o tripé Governança, Sustentabilidade e Inovação é o ponto de partida para o sucesso das empresas desse mercado”, afirma Celso Ramos Régis, presidente da Confebras, instituição que completa 30 anos em 2016.

SOLUÇÕES – Segundo Luiz Antônio de Araujo, presidente do Sicoob Central Rio, “é um orgulho dividir com a Confebras a promoção do 11º Concred, o maior evento do país dedicado à troca de experiências, à formulação das melhores propostas e à divulgação ampla das soluções mais efetivas destinadas ao aprimoramento do setor cooperativista financeiro e à formação de lideranças. A cada edição, este Congresso nos ajuda a ampliar contatos, a identificar novas oportunidades de bons negócios, a enfatizar a necessidade do desenvolvimento sustentável e a enxergar a inovação como um processo que deve ser contínuo. Temos a convicção de que o cooperativismo é o futuro”.

PRÊMIO – Na abertura do evento, será entregue o 4º Prêmio Concred Verde que destaca ideias inovadoras para mudar o mundo. Além dos especialistas em cooperativismo financeiro, o Congresso terá como palestrante magno, o Presidente Executivo do Grupo Abril e quatro vezes eleito profissional do ano no Prêmio Caboré, Walter Longo.

O Concred contará também, com estações temáticas, as quais serão palco de debates com profissionais do calibre de Rivadávia Drummond, especialista em Inovação e Conhecimento e Antonio Carlos Teixeira Álvares, professor da escola de administração da Fundação Getúlio Vargas. Além de tudo isso, no painel internacional, o americano John McCloy, CEO da The Westerra Credit e o alemão Stefan Daferner, Project Manager International da ADG, falarão sobre o Cooperativismo Financeiro no exterior.

Durante o 11º Concred será realizada a Feira de Negócios Cooperativista, na qual haverá exposição de diversos stands ligados ao mercado financeiro, todos com a premissa de apresentar soluções aos visitantes tomadores de decisão nas Cooperativas Financeiras do Brasil.

ESTANDE – O Sistema OCB/RJ está presente durante os três dias de Concred com um estande na Feira Cooperativista, onde analistas e técnicos da instituição estarão à disposição para sanar dúvidas e receber críticas e sugestões. Além disso, em parceria com a Cooperativa de Trabalho Nacional dos Bancários do Estado do Rio de Janeiro (Cooberj), o espaço terá uma máquina do tempo, que fará um link com o planejamento estratégico do Sistema OCB para o cooperativismo até 2025, quando o cooperativismo será reconhecido pela sociedade por sua competitividade, integridade e capacidade de promover a felicidade dos cooperados.

Confebras – A Confederação Brasileira das Cooperativas de Crédito é a primeira Confederação do setor cooperativista financeiro brasileiro. Instituída em 1986 para representar politicamente os interesses comuns do ramo de crédito cooperativo, cumpre seu papel político como membro do CECO – Conselho Consultivo do Ramo Crédito do Sistema OCB, e pela força institucional que constrói. Desde a primeira década engajou-se na responsabilidade de desenvolver a educação cooperativista e corporativa aos executivos das cooperativas filiadas e assim trabalha para expandir consciências cooperativistas. Atualmente, a Confebras reúne 30 filiadas em seu quadro associativo e aglutina cerca de 40% do Sistema Nacional de Crédito Cooperativo.

Sicoob Central Rio – O Sicoob é o maior sistema financeiro cooperativo do país. É composto por cooperativas financeiras e empresas de apoio que, em conjunto, oferecem aos associados serviços de conta corrente, crédito, investimento, cartões, previdência, consórcio, seguros, cobrança bancária, dentre outros. Ou seja, tem todos os produtos e serviços bancários, mas não é banco. É uma cooperativa financeira, onde os clientes são os donos e por isso os resultados financeiros são divididos entre os cooperados.

Atualmente, o Sicoob Central Rio possui nove cooperativas filiadas, mais de 60 pontos de atendimento no estado do Rio de Janeiro e em outros estados, mais de 40 mil associados e uma história que fala de conquistas importantes para o desenvolvimento de suas cooperativas e do cooperativismo financeiro no estado do Rio de Janeiro. (Com informações da assessoria do Concred e do Sistema OCB/RJ).

Fonte: brasilcooperativo.coop.br

1 comentário

  1. Gostei muito do congresso, muito bem organizado e bem conduzido .parabens .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *