Sicredi celebra três décadas da Central PR/SP/RJ com lançamento de livro

247824_482665_livro_sicrediObra do escritor londrinense Domingos Pellegrini retrata a história das cooperativas de crédito e investimento

A Construção da Confiança 30 anos de histórias foi o título escolhido por Domingos Pellegrini para a obra que resgata o desenvolvimento das cooperativas de crédito e investimento do Sicredi na celebração de três décadas de história. Baseado em perfis de personagens e personalidades relevantes do cooperativismo e da própria Central PR/SP/RJ, o autor londrinense reconstruiu os desafios superados no período da instituição, que, em escala nacional, atinge os seus 112 anos de atuação em 2015. O livro traz uma frase de Rogério Mandelli Bisi, gerente do Banco Central em Curitiba, que resume o período: O Sicredi comemora a maturidade de quem passou por 30 anos de experiências bem vividas, com o vigor de quem viveu apenas os 30 primeiros anos de vida.

A obra traz depoimentos de figuras importantes para a evolução do cooperativismo de crédito do Sicredi, tais como os dois primeiros presidentes, Ignácio Aloysio Donel e Seno Cláudio Lunkes, e o presidente do Sistema Ocepar, João Paulo Koslovski. O atual presidente da Central Sicredi PR/SP/RJ, Manfred Alfonso Dasenbrock, confia na tríade dos três E’s: Ser Eficiente, Entusiasmado e Estimulante. O livro não é apenas um marco nesta celebração, mas a preservação da memória e das histórias do cooperativismo. Nossa história também indica nossos caminhos para o futuro, diz Dasenbrock.

O diretor-executivo Maroan Tohmé afirma que o sucesso e o crescimento da instituição se devem ao cuidado no atendimento aos associados, algo que já se tornou uma marca nas cooperativas. Aprendemos a ouvir as necessidades deles e explicar os produtos, serviços e soluções que ofertamos, mas sempre pensando no que é melhor para o associado, revela. Para tal, focamos na capacitação e treinamento dos colaboradores. Em última análise, nosso propósito é criar uma círculo virtuoso de confiança entre associados e colaboradores, ressalta.

Além de redigir a obra, Pellegrini também deixou o seu depoimento, afirmando que começou a redigir um livro sobre cooperativismo de crédito e, na realidade, escreveu um livro sobre confiança. O cooperativismo é o sistema que, pioneiramente, procurou essa convivência entre pessoa e sociedade, unindo para progredir e somando para potencializar, relata. A história do Sicredi é uma fonte de lições de mudanças e superações, vencendo crises para conquistar a confiança de milhões de associados com desempenho e aperfeiçoamento, resume.

A obra será lançada nesta quinta-feira (dia 19), junto com a inauguração da nova sede da Central Sicredi PR/SP/RJ em um evento para convidados e colaboradores. Em paralelo, acontece a Assembleia Geral Ordinária, que vai apresentar os resultados da cooperativa em 2014 e definir rumos estratégicos de 2015.

Veja alguns momentos importantes da história da cooperativa:

  • 1985 – É constituída a Central de Crédito Rural do Paraná, tendo dez cooperativas como fundadoras.
  • 1993 – O Sicredi PR adota a responsabilidade solidária entre as cooperativas com autofiscalização direta e indireta e passa a oferecer compensação de cheques e linhas de crédito de longo prazo aos cooperados.
  • 1994 – É aprovada a constituição de um banco do sistema de crédito cooperativo.
  • 1996 – É formado o Banco Cooperativo Sicredi, que integra as cooperativas tanto do Paraná quanto do Rio Grande do Sul.
  • 2003 – É aprovada a Livre admissão de associados.
  • 2004 Sicredi lança sua poupança.
  • 2006 – O principal programa de responsabilidade social da instituição, A União Faz a Vida, é implantado no município de Capanema, no Paraná.
  • 2008 – É lançado o programa de formação cooperativa do Sicredi, o Crescer, que esclarece as diferenças do sistema cooperativo para os bancos tradicionais e a forma de participação do associado.
  • 2011 – As Centrais PR e SP unen-se em um projeto inédito do Sicredi de incorporação de Centrais, criando a Central Sicredi PR/SP.
  • 2013 – Unicred Rio solicita a filiação a Central Sicredi PR/SP, possibilitando o ingresso no Rio de Janeiro e o surgimento da Central Sicredi PR/SP/RJ.
  • 2014 – Presidente da Central Sicredi PR/SP/RJ, Manfred Dasenbrock, é o primeiro brasileiro eleito a secretário geral do Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito da Woccu, principal instituição mundial em termos de cooperativismo.

Sobre o Sicredi
O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa com mais de 2,9 milhões de associados e 1.334 pontos de atendimento, em 11 Estados* do País. Organizado em um sistema com padrão operacional único conta com 98 cooperativas de crédito filiadas, distribuídas em quatro Centrais Regionais – acionistas da Sicredi Participações S.A. – uma Confederação, uma Fundação e um Banco Cooperativo que controla uma Corretora de Seguros, uma Administradora de Cartões e uma Administradora de Consórcios. Mais informações no site sicredi.com.br.

* Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Tocantins, Pará, Rondônia e Goiás.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *