Livro comemora trajetória da Sicoob Blucredi

No dia 3 de dezembro, a Blucredi lançou o livro ‘Sua Cooperativa, Nossa História’, que reúne as principais conquistas e desafios da cooperativa em 14 anos. Escrito pela jornalista Soila Freese, o livro tem como propósito registrar os pontos que, ao longo destes anos, representaram grandes diferenciais na consolidação da Blucredi, fazendo valer o slogan “muito melhor que um banco”.

Para o presidente do conselho de administração da cooperativa, João Marcos Baron, a Blucredi está finalizando um ciclo e iniciando outro, “por isso sentimos a necessidade de reunir esta etapa da nossa história, começando por sua origem e natureza”. Entre as mudanças que marcam a nova fase da cooperativa está a adoção da governança corporativa, exigida pelo Banco Central, e a filiação à Central Sicoob Paraná.

A obra, distribuída em 150 páginas, traz memórias, entrevistas e fotos sobre fatos marcantes, como o suporte oferecido pela cooperativa aos seus associados por ocasião dos episódios climáticos em 2008, 2010 e 2011. “Em todos estes eventos a Blucredi provou seu compromisso com o desenvolvimento local e foi a única instituição financeira a disponibilizar linhas de crédito especiais aos atingidos” observa o presidente.

Outra marca que distingue a cooperativa e que ocupa as páginas da publicação é a incorporação da Credialves, cooperativa interditada pelo Banco Central no final de 2012. “Em pouco mais de um ano, a Blucredi reinseriu no sistema financeiro mais de seis mil pessoas, resgatando a economia de municípios fortemente vinculada ao cooperativismo. Este desafio, cumprido com a migração dos dados, feita em 2014, demonstrou o compromisso assumido com os princípios cooperativistas e reforçou ainda mais o vínculo com o desenvolvimento econômico e humano da comunidade” reforça Baron.

Por fim, o livro aponta os novos caminhos que a cooperativa deve trilhar, em busca de uma participação mais expressiva das cooperativas no sistema financeiro nacional. “Apesar de a realidade local ser de cerca de 15%, nacionalmente encontra-se estagnada em 2,7% e a Blucredi trabalha para modificar este quadro, buscando uma evolução constante, pautada em planejamento e profissionalização”, destaca o presidente.

A noite de lançamento reuniu sócios fundadores da cooperativa, dirigentes e convidados.

Fonte: Sicoob Blucredi

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *