Sistema Cresol Baser visita experiências do Cooperativismo na Europa

Cresol na ADGNos quase 20 anos de Sistema Cresol Baser as parcerias internacionais foram fundamentais para o crescimento e trocas de experiências, tanto conhecendo a realidade cooperativista de outros países, quanto levando a história da agricultura familiar e do cooperativismo solidário da Cresol à outras realidades.

Com o objetivo de mais uma vez compartilhar essas experiências um grupo de diretores e assessores do Sistema Cresol está participando no período de 27 de outubro a 08 de novembro de um intercâmbio com o cooperativismo Europeu. Com esta visita inicia-se um projeto em que todas as cooperativas singulares e regionais terão oportunidade de debater estruturas, estratégias e governança cooperativa.

Neste início de visitação optou-se por conhecer mais sobre o cooperativismo Alemão, onde tudo começou. Na sede da academia das Cooperativas Alemãs (ADG), foi debatida a história e os desafios futuros do cooperativismo. Os dirigentes da Cresol estão desafiados a absorver as boas práticas e implementar para a realidade Brasileira.

“Para os próximos anos se deseja organizar viagens de estudo similares, onde as cooperativas com resultado positivo poderão se credenciar. Com este iniciativa a Cresol Baser espera qualificar suas lideranças para que possam contribuir para as adequações evidentes da Agricultura familiar no Brasil”, destaca o assessor internacional da Cresol Baser Jaap Van Doorn.

Academia das Cooperativas da Alemanha

Neste começo de visita a comitiva da Cresol Baser participou de uma apresentação do Sr. Walter Krupp. Foi tratado a função do Centro de Formação ADG (Academia das Cooperativas da Alemanha). O centro está localizado na cidade de Montabauer num castelo com mais de mil anos.

Segundo relato do grupo um fato que chamou atenção é o papel do centro de sistematizar as boas experiências do sistema cooperativo, publicá-las e divulgá-las para todas as outras cooperativas. A ideia é combinar a teoria com a prática, sendo os próprios diretores e colaboradores mais experientes que atuam como instrutores dos novos colaboradores.

Na ocasião também foi apresentada a estrutura de crédito Alemão e sua posição no mercado financeiro. Ainda os desafios presentes que de certa forma são também comuns com a nossa realidade brasileira como a adaptação do sistema operacional e tecnológico as necessidades dos cooperados; a necessidade de reduzir o custo operacional frente à concorrência no mercado financeiro e a demanda para formação para diretores, colaboradores e o quadro social.

Segundo a delegação esses primeiros contatos com a realidade foram muito positivos e os diretores e assessores estão vendo que o que apreendem pode contribuir muito com o crescimento do Sistema Cresol

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *