Sicredi lança livro para contar sua história

Trajetoria_Sicredi“A Trajetória do Sicredi – uma história de cooperação” busca preservar a memória corporativa do Sistema e servir como fonte de consulta para associados, colaboradores e público em geral

O Sicredi, instituição financeira cooperativa com mais de 2,8 milhões de associados, lança o livro “A Trajetória do Sicredi – uma história de cooperação”, editado pela Quati Produções Editoriais. A publicação busca preservar a memória corporativa do Sistema e servir como fonte de consulta para associados, colaboradores e público em geral.

O resgate da história do Sicredi começou com o lançamento da coletânea “A Trajetória do Sicredi”. Os nove fascículos e o documentário registraram a linha do tempo da instituição desde o surgimento das cooperativas de crédito no Brasil, em 1902, até 2010. O projeto foi reeditado no formato de livro bilíngue e acrescentou os acontecimentos mais importantes do Sicredi até 2012.

O livro é dividido em cinco capítulos e abrange a memória histórica, desde o surgimento das caixas rurais, a retomada das cooperativas de crédito e a sua expansão a partir das resoluções da Constituição de 1988. A consolidação do Sistema Sicredi com a organização corporativa e modelo de gestão, que é referência internacional por reunir 101 cooperativas sob uma mesma marca e padrão operacional, também é destaque. Além do trabalho de diferentes personagens que se dedicaram e se dedicam ao processo de formação e consolidação do Sicredi.

A “Trajetória do Sicredi” traz, ainda, momentos recentes que contribuíram para projetar a imagem nacional e internacional da instituição, como as parcerias estratégicas com o Rabobank, um dos maiores sistemas de crédito cooperativo do mundo e com a International Finance Corporation (IFC), braço do Banco Mundial para financiamentos.

A trajetória trilhada pelo Sicredi é resultado de diferentes sonhos. Tudo o que se construiu, em mais de um século de história do cooperativismo de crédito brasileiro, foi conquistado graças à capacidade de canalizar os esforços em favor de um empreendimento coletivo. O ideal de construir um modelo alternativo de organização econômica conquistou mais de uma geração de seguidores, mostrando que os propósitos dos pioneiros podem ser aplicados em qualquer época.

Principais da trajetória do Sicredi, que são abordados no livro:
1902 – Constituída a primeira cooperativa de crédito da América Latina, em Linha Imperial, Nova Petrópolis, hoje Sicredi Pioneira RS.
1980 – Movimento de retomada do cooperativismo de crédito com a constituição da Cooperativa Central de Crédito do Rio Grande do Sul (Cocecrer RS).
1988 – Constituição de 1988 inseriu as cooperativas de crédito no mercado financeiro.
1992 – Adoção da marca Sicredi por todas as cooperativas integrantes do Sistema.
1995 – Implantação do Programa A União Faz a Vida, principal iniciativa de responsabilidade social do Sicredi.
Fundação do Banco Cooperativo Sicredi S.A., primeiro banco cooperativo privado brasileiro.
2000 – Criação da Confederação Sicredi e da Corretora de Seguros Sicredi.
2003– Aprovação da Resolução 3106/03 que permite a livre admissão de associados.
2004 – Criação da Administradora de Bens Sicredi.
2005 – Criação da Administradora de Consórcios Sicredi e da Fundação Sicredi.
2006 – Criação da Administradora de Cartões Sicredi.
2008 – Instituída a Sicredi Participações S.A.
2010 – Firmada parceria com o grupo holandês Rabobank, para intercâmbio de informações.
2011 – Assinado o contrato com a International Finance Corporation (IFC), braço do Grupo Banco Mundial que investe no setor privado dos países em desenvolvimento.

Sobre o Sicredi
O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa com mais de 2,8 milhões de associados e 1.306 pontos de atendimento, em 11 Estados* do País. Organizado em um sistema com padrão operacional único conta com 101 cooperativas de crédito filiadas, distribuídas em quatro Centrais Regionais – acionistas da Sicredi Participações S.A. – uma Confederação, uma Fundação e um Banco Cooperativo que controla uma Corretora de Seguros, uma Administradora de Cartões e uma Administradora de Consórcios. Mais informações no site sicredi.com.br.

Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Tocantins, Pará, Rondônia e Goiás.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *