Sicredi inaugura 30 novas unidades em São Paulo

Até julho, mais de vinte novos pontos de atendimento entraram em funcionamento. Estado é considerado mercado estratégico para a instituição financeira

A expansão das cooperativas de crédito e investimento do Sicredi está diretamente relacionada à ampliação da área de atuação do sistema em mercados-chave no cenário econômico nacional, especialmente São Paulo. Só neste ano, foram vinte novas Unidades de Atendimento inauguradas em diferentes municípios do Estado e outras dez estão previstas ainda este ano. Nosso setor atua no desenvolvimento e na agregação de renda de milhares de pessoas em onze estados. São Paulo é um dos principais focos na nossa estratégia de expansão , afirma o presidente da Central Sicredi PR/SP/RJ e da Sicredi Participações, Manfred Dasenbrock.

O diferencial do sistema cooperativo para os bancos tradicionais está no relacionamento do associado e sua comunidade com a cooperativa; todos os recursos captados numa região são reinvestidos na própria comunidade, gerando renda e desenvolvimento local. Essa forma de atuação diferenciada faz com que as cooperativas ganhem força, ampliando também o número de associados e de serviços oferecidos.

Em 2013, ingressaram nas cooperativas de crédito e investimento filiadas à Central Sicredi PR/SP/RJ, mais de 89 mil pessoas um crescimento de 15,3% na comparação com o ano anterior. Com as inaugurações e o aumento das atividades nos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro, o número total de associados deve chegar a 750 mil associados até o final deste ano. Essas cooperativas tiveram um resultado em 2013 de R$ 209 milhões – parte desse resultado retorna ao associado, e o restante é reinvestido na própria cooperativa para benefício dos associados. Trata-se de uma forma de alavancar o desenvolvimento local e promover crescimento econômico e inclusão social , ressalta Dasenbrock.

Novas unidades
A fim de manter esse ritmo acelerado de crescimento e expandir a atuação, o Sicredi está conquistando espaço no mercado paulista, por meio da ação de diversas cooperativas. Só em 2014, já foram inauguradas unidades de atendimento em Barretos, Orlândia, Tietê, Tupã, Diadema, Araras, Espírito Santo do Pinhal, Cerquilho, Piracicaba, Caçapava, Guarantiguetá, Caraguatatuba, Presidente Epitácio, Itupeva, Araraquara, São José do Rio Preto, Presidente Venceslau, Mauá, Itu, Américo Brasiliense, São José do Rio Pardo e Vargem Grande do Sul.

Para os próximos meses, há outras inaugurações previstas: Sorocaba, Teodoro Sampaio, Jaguariúna, Ipaussu, Bernardino de Campos, Santa Cruz do Rio Pardo e Cerqueira Cesar. Todo esse movimento de expansão faz parte do projeto de abrir trezentas unidades de atendimento nos próximos anos no Estado de São Paulo , destaca o Diretor Executivo da Central Sicredi PR/SP/RJ, Maroan Tohmé.

As principais diferenças entre Cooperativas de Crédito e Investimento e os Bancos tradicionais
Uma cooperativa de crédito e investimento é uma sociedade de pessoas enquanto um banco é uma sociedade de capital. As cooperativas, que oferecem os mesmos serviços e soluções financeiras de um banco tradicional, são de propriedade conjunta, destinadas à captação de recursos para financiar as atividades dos associados, administração de suas poupanças e prestação de serviços próprios de uma instituição financeira. Enquanto os bancos são de propriedade de investidores para atuar no segmento de intermediação financeira e prestação de serviços bancários.

Os bancos visam obter lucro e as cooperativas prestam serviços com a finalidade de atender às demandas dos associados e agregar renda às suas atividades e comunidades nas quais estão inseridas.

Numa cooperativa de crédito e investimento, o resultado é chamado de sobras , enquanto que num banco é chamado de lucro . Mas a grande diferença é que nas cooperativas as sobras são proporcionalmente distribuídas levando em conta o volume das operações que cada associado praticou durante o ano. Já nos bancos, o lucro é distribuído aos sócios/acionistas na proporção do capital investido, sem levar em conta o volume das operações de cada um. Numa cooperativa de crédito e investimento, as decisões são compartilhadas e o que a maioria decide pelo voto durante as assembleias, é realizado pela sociedade. Um sócio é igual a um voto, todos têm os mesmos direitos e obrigações.

Sobre o Sicredi
O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa com mais de 2,5 milhões de associados e 1.270 pontos de atendimento, em 11 Estados* do País. Organizado em um sistema com padrão operacional único conta com 100 cooperativas de crédito filiadas, distribuídas em quatro Centrais Regionais – acionistas da Sicredi Participações S.A. – uma Confederação, uma Fundação e um Banco Cooperativo que controla uma Corretora de Seguros, uma Administradora de Cartões e uma Administradora de Consórcios. Mais informações no site sicredi.com.br.

* Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Tocantins, Pará, Rondônia e Goiás.

Fonte: Sicredi

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *