História: Inauguração de Unidade de Atendimento e Memorial Padre Amstad marcam a história do cooperativismo em Nova Petrópolis, a Capital Nacional do Cooperativismo

07/01/2014 – Evento reuniu mais de 400 pessoas em Linha Imperial, berço do cooperativismo de crédito da América Latina

A Sicredi Pioneira RS e Casa Cooperativa de Nova Petrópolis escreveram mais uma página da história cooperativista nesta terça-feira, dia 7/1/14. A Unidade de Atendimento histórica e o Memorial Padre Amstad foram inaugurados em um evento que reuniu mais de 400 pessoas em Linha Imperial, berço do cooperativismo de crédito da América Latina, localidade de Nova Petrópolis. Lideranças cooperativistas do estado e da região, comunidade local e pessoas que fizeram parte da história da Pioneira estiveram presentes na inauguração.

A estrutura da unidade e memorial é abrigada pelo prédio da Caixa Rural, primeira sede própria da cooperativa, que funcionou de 1954 a 1967 e sagrou-se como um imponente símbolo do cooperativismo. Márcio Port, presidente da Pioneira e da Casa Cooperativa de Nova Petrópolis, fez um resgate da história do cooperativismo na comunidade, evidenciando a relevância destas inaugurações e o grande valor histórico de Linha Imperial.

Port lembrou que a cooperativa saiu de Linha Imperial em 1967, por uma imposição legal do Banco Central, que impedia as cooperativas de manterem filiais, sendo que na época a Caixa Rural de Nova Petrópolis mantinha uma filial no centro da cidade. “Deste modo, os associados, em uma assembleia histórica, decidiram, por maioria de votos, que a sede deveria ser transferida de Linha Imperial para o centro de Nova Petrópolis, levando-se em conta, principalmente que 70% da movimentação financeira da cooperativa era proveniente da filial. Analisando o passado a partir de hoje, é provável que esta decisão tenha sido fundamental para a sobrevivência da Pioneira ao longo dos anos. Hoje, passados 45 anos, a antiga Caixa Rural figura entre as 10 maiores cooperativas de crédito do país, permitindo que este prédio tenha sido readquirido pela cooperativa em 2012”, disse. O presidente também fez um agradecimento especial a todas as famílias que escreveram e que continuam ajudando a escrever a história da cooperativa.

O evento encerrou com a exibição do vídeo que retrata pontos importantes da história de Linha Imperial através de personagens marcantes do cooperativismo, como a Sra. Lory Theresia Neumann Hillebrand, neta do primeiro gerente da cooperativa e associada mais antiga, desde 1929.

Sobre a Unidade de Atendimento Padre Amstad

Tem uma ambientação histórica que preservou o balcão de atendimento e a sala do cofre, aliada a equipamentos modernos como computadores, televisão e caixas eletrônicos. Imagens antigas e um quadro com o nome dos 20 fundadores da cooperativa farão parte desta proposta, que tem o objetivo de valorizar as famílias que participaram da fundação da cooperativa, assim como o Padre Amstad. Conheça os fundadores: Padre Theodor Amstad, Albert Drechsler, Alfred Steglich, Anton John, Anton Maria Feix, August Stahl, Carl Bratz, Franz Hillebrand, Franz Raimann, Franz Oppits, Friederich Stoffels, Hermann Kaiser, Jakob Krug, Johann Brunner, Johann Grings, Josef Hillebrand, Josef Neumann Filho, Josef Oppitz, Nikolaus Kehl e Nikolaus Stahl.


Sobre o Memorial Padre Amstad

Promovido pela Casa Cooperativa de Nova Petrópolis, o Memorial fica em uma sala ao lado da Unidade de Atendimento e é um espaço especial destinado para a história do cooperativismo na cidade. Retrata em uma linha do tempo desde o início da imigração alemã, ocasião em que o Padre Theodor Amstad veio ao Brasil, até a inauguração da Caixa Rural, em 1954. Também disponibiliza fatos históricos, entre eles o reconhecimento de Nova Petrópolis como Capital Nacional do Cooperativismo e a irmandade com Sunchales (Argentina). Este ambiente passa a ser um ponto do roteiro histórico do cooperativismo, que atualmente recebe mais de 3 mil visitantes por ano e será potencializado para dobrar o número de visitantes em 2014.

Sobre a Casa Cooperativa de Nova Petrópolis

A Casa Cooperativa tem como objetivo promover a educação cooperativista, a divulgação do título de capital nacional do cooperativismo e a formação de novas lideranças. É responsável sobre a recepção dos visitantes do roteiro histórico do cooperativismo. Sua sede será no segundo andar da Caixa Rural. Mais informações pelo fone 54 9909 1112 ou pelo email contato@capitaldocooperativismo.com.br

Sobre a Sicredi Pioneira RS

A Sicredi Pioneira RS é a primeira cooperativa de crédito da América Latina, fundada em 28 de dezembro de 1902, e precursora do Sistema Sicredi, que hoje soma 100 cooperativas de crédito singulares, com 2,4 milhões de associados. A área de ação compreende 21 municípios da Serra, Vale do Caí e Vale dos Sinos, contando com 37 unidades de atendimento. Na cooperativa, você participa das decisões e dos resultados. E os recursos são sempre reinvestidos na comunidade: quando um cresce, todos crescem. As cooperativas de crédito captam e emprestam recursos somente de associados para associados. Isso faz com que os recursos aplicados por um associado seja emprestado no máximo em algum município vizinho, evitando que a riqueza saia da região. Esse fluxo gera novos empregos, investimentos e, acima de tudo, melhoria na qualidade de vida da comunidade.

2 Comentários

  1. Parabéns a todos da Sicredi Pioneira – RS por essa iniciativa, por esses motivos é que o SICREDI cresce a acima da média do mercado e principalmente sem perder sua essencia, “ser Cooperativa”.

  2. Parabéns ao SICREDI e a todos que compartilham com vocês este momento. Sucesso!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *