O 10º Concred terá como tema “Integração do Sistema Nacional de Crédito Cooperativo: O Melhor Caminho”

O CONCRED – Congresso Brasileiro do Cooperativismo de Crédito – é um eminente evento nacional, organizado bienalmente pela Confebras (Confederação Brasileira das Cooperativas de Crédito). O Congresso busca a cada edição, melhorias para que o Sistema Nacional de Crédito Cooperativo-SNCC mantenha um crescimento constante e significativo.

A próxima edição (10ª) acontecerá em Manaus (AM) entre os dias 10 e 12 de setembro de 2014 e será realizado em parceria com o Sicoob Central Norte. O tema, “Integração do Sistema Nacional de Crédito Cooperativo: O Melhor Caminho” levanta a bandeira de que o melhor caminho para que alcancemos o desenvolvimento e crescimento do empreendimento cooperativo seja a união de esforços para um mesmo objetivo: uma maior participação do SNCC no mercado financeiro brasileiro, promovendo a inclusão financeira e uma melhor distribuição da riqueza.

A temática escolhida pelo Conselho de Administração da Confebras visa reforçar esse objetivo. Segundo dados divulgados pelo Banco Central, o SNCC participa com apenas 2,44% do Sistema Financeiro Nacional. Esta união tem vários pontos positivos que a torna essencial, como o ganho de escala, a otimização dos processos, a capilaridade no território nacional, o compartilhamento de técnicas, softwares e produtos, além é claro, da intercooperação, um dos princípios universais do cooperativismo.

Por ocasião do 10º Concred ocorrerá também o lançamento da 2ª edição do livro “O Cooperativismo de Crédito ontem, hoje e amanhã“, trazendo dados e informações atualizadas sobre o setor e uma completa abordagem sobre os objetivos e desafios que o futuro reserva para o setor.

A programação do evento será construída com base em diversos eixos de discussões, com destaque para:

  • Educação e Formação;
  • Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito – FGCoop;
  • Governança Cooperativa.
  • Integração e Inovação;
  • Intercooperação;
  • Maior participação de Mulheres no SNCC;
  • Supervisão e Controle;

________________________________

A marca do 10º CONCRED tem em sua essência a valorização do estado do Amazonas, ao representar nela a silhueta territorial do estado alinhada ao conceito da biodiversidade. Os dois elementos lembrados trazem orgulho para o Brasil: O de ter como estado a nona maior subdivisão mundial com 1.570.745,680 km² e, ao mesmo tempo, nesta extensão se localizar a maior floresta tropical e biodiversidade do planeta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *