Sicredi Nordeste RS comemora 90 anos

Os 90 anos da Sicredi Nordeste RS foram comemorados ontem (14/10), no município de Rolante. Centenas de pessoas participaram da comemoração, que aconteceu no Auditório da Escola Sagrada Família e reuniu dirigentes do sistema cooperativo estadual e nacional, além de autoridades municipais e dirigentes, conselheiros, colaboradores e associados da Cooperativa. A Sicredi Nordeste RS integra um seleto grupo de apenas seis cooperativas de Crédito em atividade, fundadas sob a influência do Padre Theodor Amstad no início do século passado.

Sediada em Rolante/RS, a Sicredi Nordeste RS é, hoje, uma das 106 cooperativas de Crédito do Sistema SICREDI distribuídas em 10 estados brasileiros, com mais de 2,4 milhões de associados. Com mais de 24 mil associados e 145 colaboradores, a Cooperativa tem a sua área de ação delimitada em 33 municípios do Vale do Sinos, Vale do Paranhana e Litoral Norte do Rio Grande do Sul, onde estão instaladas suas 16 Unidades de Atendimento (UAs).

Em seu pronunciamento, o presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, disse que “a cooperativa de Crédito soma pequenas poupanças, onde um ajuda o outro, e essa cooperativa aqui de Rolante prova isso em seu dia a dia“, afirmou. Perius disse também trazer um abraço de todas as cooperativas gaúchas e por fim, disse que a final do Festival O Rio Grande Canta o Cooperativismo acontecerá em Santo Antônio da Patrulha, no dia 6 de dezembro, também em comemoração aos 90 anos da Cooperativa.

O presidente da Central Sicredi Sul, Orlando Muller, lembrou que “estamos aqui cumprindo com nossa missão, que a ONU lá em 2012 nos passou, a de construir um mundo cada dia melhor. Estes 90 anos representam o trabalho de cada associado“, afirmou.

O presidente da Sicredi Participações S.A e da Central PR/SP, Manfred Dasenbrock, natural de Rolante, enfatizou a satisfação de estar em sua terra natal nesta data tão importante. Afirmou ser uma alegria muito grande rever amigos e familiares, e falou da importância para o Sistema Cooperativo de Crédito ter uma cooperativa comemorando seus 90 anos. Ao final da solenidade, Manfred Dasenbrock foi agraciado pela Câmara Municipal de Vereadores com uma Menção Honrosa, aprovada por unanimidade e entregue pelo presidente da Câmara e pelos demais vereadores durante a solenidade.

O presidente da Sicredi Nordeste RS, Celso Trentin, salientou em seu pronunciamento as dificuldades encontradas pelos pioneiros e disse que a Cooperativa caminha firmemente rumo ao centenário. Revelou que todo o sucesso hoje reconhecido foi semeado pelo suor de seus associados e dirigentes, e que a Cooperativa faz parte da região e é um orgulho para todos. Parabenizou também a todos os presentes que auxiliaram na construção desta história vencedora.

Pronunciou-se também o prefeito de Rolante, Ademir Gomes Gonçalves e participaram da solenidade o vice-presidente da Cooperativa, Paulo Delfim Mendes e o superintendente Álvaro Linck.

Durante o evento, a Sicredi Nordeste RS homenageou os fundadores, através de seus descendentes, os conselheiros mais assíduos, os colaboradores mais antigos e seus ex-presidentes. Após, os presentes assistiram o vídeo institucional da Cooperativa, que teve entre os atores os colaboradores da Sicredi Nordeste RS. O Sistema Ocergs-Sescoop/RS e a Central Sicredi Sul entregaram um quadro comemorativo aos 90 anos.

Fonte: Luiz Roberto de Oliveira Junior – Ocergs em 16/10/2013

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *