Conheça a chilena Coopeuch, a maior Cooperativa de Crédito da América Latina

Com mais de 570 mil associados em 87 pontos de atendimento distribuídos entre Arica e Punta Arenas, a Coopeuch é atualmente a maior cooperativa de crédito do Chile e da América Latina.

A Coopeuch foi criada em 1967 para dar crédito aos docentes da Universidade do Chile. Na década de 80, abriu-se ao mercado, considerando sua boa experiência com os professores. Em 1984 inaugurou seu primeiro ponto de atendimento fora da região metropolitana de Santiago. Em 2003 deu-se a criação do Crédito Hipotecário e da segmentação em outros produtos, sendo que antes eram realizadas apenas operações de captação e empréstimos. Apesar disto, somente em 2010 passaram a divulgar tais produtos, o que gerou um crescimento exponencial.

A Coopeuch é a 6ª instituição financeira mais importante em crédito no Chile, com 570 mil associados e 1.800 funcionários. Possui 87 agencias, sendo 20 em Santiago e 2 prédios corporativos, sendo 27% dos associados da região metropolitana.

Usam a mesma estratégia em grandes e pequenos centros, assessorando os associados em todos os contatos. Possuem 2 tipos de pontos de atendimento: com e sem caixas, mas todas com ATMs e de 5 a 14 funcionários. O horário de trabalho é das 8h30 às 18h, sendo atendimento ao publico das 9h às 14h e das 15h30 às 18h.

PRODUTOS & SERVIÇOS

Em sua carteira de crédito a modalidade de crédito consignado é a mais importante, representando 65% do faturamento.

No Crédito Hipotecário, fazem grandes parcerias com as agências imobiliárias, que é a estratégia que mais alavanca os negócios. A estratégia de oferecer os produtos da imobiliária (cooperação) estreita a relação e gera negócios mais certeiros.

Levam no máximo 48h para aprovar um crédito e recebem os documentos físicos e eletrônicos (iniciando uma migração para o eletrônico), mas em média aprovam em 6h. O Banco do Chile (banco público) é o maior concorrente no crédito hipotecário, mas demora nas respostas, porém é líder de mercado.

No Crédito Hipotecário, financiam em média US$ 50 mil, 100% do bem, de 5 a 30 anos, sendo necessário a pessoa ter 2 anos de emprego fixo. Enquanto o mercado cresce cerca de 10% ao ano, a Coopeuch cresceu 42%, mas possui apenas 1% de participação no crédito hipotecário.

No crédito pessoal, possui uma participação de mercado de 7%.

Possuem 3.500 empresas conveniadas e 350 mil associados com desconto em folha.

Como benefícios para os associados, a Coopeuch tem parcerias com redes de supermercados, farmácias, hospitais e médicos, todos com preços menores para os associados.

FATORES EXTERNOS E CONCORRÊNCIA

No Chile, somente os bancos podem ter cheques e não é autorizado para as cooperativas a criação de um banco próprio. O governo chileno entende que as cooperativas devem focar em aplicações e crédito. Outra limitação, é que não conseguem transferir valores para bancos, apenas conseguem pagar contas dos bancos.

COOPERATIVISMO

A Coopeuch tem por prática realizar apenas uma assembleia, em Santiago, reunindo em torno de mil associados. Para 2014 buscarão realizar assembleias regionais. No Chile, o cooperativismo não é muito conhecido, nem mesmo os associados da cooperativa.

Site http://www.coopeuch.cl

Matéria com a colaboração de Daniel José Hillebrand

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *