Legado de Alphonse Desjardins inspirou os participantes da Conferência Mundial das Cooperativas de Crédito, no Canadá

Ottawa/Canadá: Para maioria dos visitantes, Ottawa, é a capital do Canadá, mais conhecida por seus edifícios do Parlamento, museus e do Canal Rideau.

Mas para os delegados presentes na Conferência Mundial das Cooperativas de Crédito, realizada em Ottawa de 14 a 17 de julho, Ottawa tem um significado especial: é a cidade onde Alphonse Desjardins, o pai do movimento norte-americano de cooperativas de crédito, teve a inspiração para criar o movimento de crédito há quase 113 anos.

Nativo de Lévis, Quebec, Desjardins cruzou o Rio São Lourenço (da cidade de Quebec) e foi a Ottawa em 1892 trabalhar como taquígrafo da Câmara dos Comuns. Durante um debate parlamentar sobre o impacto devastador da agiotagem sobre os agricultores e a classe trabalhadora, ele teve a ideia de criar uma caisse populaire – um banco do povo – semelhantes aos que já estavam em operação na Alemanha, com grande sucesso.

Retornando à Lévis, ele compartilhou a ideia com seus amigos e vizinhos, e em 6 de Dezembro de 1900, 100 pessoas se reuniram para criar a Caisse Populaire de Lévis. Desjardins e sua esposa Dorimène iniciaram os negócios da Caisse em 23 de janeiro de 1901 – o primeiro depósito foi de 10 centavos.

Mas o significado de Ottawa para o movimento sindical de crédito não termina aí. Desjardins voltou ao seu trabalho em Ottawa, deixando a Caisse nas mãos capazes de sua esposa Dorimène. Percebendo que uma instituição financeira de propriedade dos membros seria útil para os funcionários públicos, fundou uma Sociedade de Poupança e Empréstimo (Civil Service Savings and Loan Society) em 1908. Mais tarde a entidade foi rebatizada de CS Co-op, que foi a primeira cooperativa de crédito fora do estado do Quebec e a primeira de língua inglesa na América do Norte (isto por que em Quebec a língua oficial é o francês). Hoje, o CS Co-op opera como Alterna Savings, a maior cooperativa de crédito de Ottawa, localizado a poucos quarteirões de distância do centro de convenções onde os cerca de 2.400 dirigentes estavam reunidos durante a Conferência do Woccu. Ainda mais perto do centro de convenções fica a Caisse Populaire Rideau d’Ottawa, que faz parte do Movimento Desjardins, que é hoje o quinto maior grupo financeiro cooperativo no mundo.

O significado de Alphonse Desjardins – e Ottawa – para a história do movimento de crédito cooperativo não foi esquecida nos microfones da Conferência Mundial. David Phillips, presidente e CEO do Credit Union Central do Canadá, incentivou os delegados do WOCCU para refazerem os passos de Alphonse Desjardins na capital canadense. Bill Cheney, presidente e CEO do Credit Union National Association (CUNA) nos Estados Unidos, lembrou aos participantes da conferência que Desjardins ajudou um grupo em Manchester, New Hampshire para organizar a primeira cooperativa de crédito dos EUA em 1909, com o apoio do comerciante de Boston, Edward Filene. Desjardins e Filene também trabalharam com o comissário bancário Pierre Jay (de Massachussets) para elaborar o que se tornaria a primeira legislação cooperativa de crédito do Estado, nos Estados Unidos.

Saiba mais sobre o Movimento Desjardins no link http://cooperativismodecredito.coop.br/historia-do-cooperativismo/o-movimento-desjardins/

Fonte: The News Coop

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *