Delegação de Sunchales (Argentina) visita o Sicredi

Representantes da capital nacional do cooperativismo da Argentina visitarão o Centro Administrativo Sicredi e a Cooperativa Sicredi Pioneira

Nesta quarta-feira, 29 de maio, o Sicredi receberá a visita de uma comitiva de representantes de Sunchales, localizada na província de Santa Fé, a 600km de Buenos Aires. A cidade possui 22 mil habitantes e sua história tem o cooperativismo na essência. Em 2010, foi homologada a irmandade entre Nova Petrópolis e Sunchales, capitais nacionais do cooperativismo do Brasil e da Argentina, respectivamente, o que possibilita uma maior troca de experiências.

Em Porto Alegre, a delegação será recebida na Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo (Escoop). Após, visitarão o Centro Administrativo Sicredi. O próximo destino será Nova Petrópolis. Na capital do cooperativismo no Brasil, o grupo conhecerá a Cooperativa Sicredi Pioneira, o roteiro histórico “Alemães do Sul”, a Cooperativa Piá, entre outras atrações turísticas e cooperativas.

Sunchales – Situada na província de Santa Fé, está a 150km da cidade de Santa Fé, que é a capital da província. O cooperativismo formalizou-se em Sunchales no dia 15 de setembro de 1929, quando um grupo de descendentes italianos, produtores leiteiros, constituíram a primeira cooperativa denominada Cooperativa Leiteira de Sunchales (Cooperativa Tamberos Ltda de Sunchales), presidida e motivada por Juan B.V.Mitri.

A cidade possui 13 cooperativas, sendo nove fundadas em Sunchales, com evidência para Sancor Lácteos (1938) e Sancor Seguros (1945), devido ao tamanho e penetração de mercado nacional e internacional. Somadas destacam-se também a Casa Cooperativa de Sunchales, que reúne cooperativas e associações com o objetivo de representação institucional, educação, formação e desenvolvimento cooperativo; e a Federação das Cooperativas Escolares, que tem como objetivo desenvolver as cooperativas escolares implantadas em todas as escolas de Sunchales. Ao total, são 15.363 sócios de cooperativas. O título de “Capital do Cooperativismo” foi decretado no ano de 1974, na Província de Santa Fé. Já o título de “Capital Nacional do Cooperativismo” foi decretado no ano de 2005.

Sobre o Sicredi – O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa com mais de 2,3 milhões de associados e 1.222 pontos de atendimento, em 10 estados* do país. Organizado em um sistema com padrão operacional único conta com 110 cooperativas de crédito filiadas, distribuídas em quatro Centrais Regionais – acionistas da Sicredi Participações S.A. – uma Confederação, uma Fundação e um Banco Cooperativo que controla uma Corretora de Seguros, uma Administradora de Cartões e uma Administradora de Consórcios. Mais informações no site sicredi.com.br.

Fonte: Sicredi

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *