Dia Internacional do Cooperativismo de Crédito será comemorado no dia 18 de Outubro

Conhecido Mundialmente, o DICC – Dia Internacional do Cooperativismo de Crédito – é celebrado na 3ª quinta-feira do mês de outubro, neste ano de 2012 caíra no dia 18.

Além de relembrar o passado, o DICC vem para comemorar o presente, o sucesso que o cooperativismo de crédito se tornou, e claro uma data para prever futuras vitórias para as cooperativas e mais ainda para os cooperados.

A Confebras há doze anos promove nacionalmente de forma padronizada a divulgação do tema. Desenvolve campanha promocional, que busca unificar as celebrações, reforçando a comemoração promovida pelo WOCCU – Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito. O tema de 2012 é “Os Cooperados Significam Tudo”.

A partir desse tema a Confebras convida todas as Cooperativas de Crédito do Brasil, para festejarem o DICC 2012.

As Cooperativas de Crédito que aderirem as comemorações do DICC estarão valorizando o seu papel no mercado cooperativo, e mais, estarão valorizando a sua função perante a sociedade. Por essa a razão a Confebras reitera, e convida todas as Cooperativas do ramo Crédito a se valorizarem e comemorarem o seu DIA.

 

O Primeiro Dia do Cooperativismo de Crédito

Em 17 de janeiro de 1927, a Federação de Cooperativas de Crédito de Massachusetts nos Estados Unidos celebrou o primeiro feriado oficial para membros e trabalhadores das cooperativas de crédito. Foi escolhido o dia 17 de janeiro como uma alusão ao aniversário de Benjamin Franklin (1706-1790), conhecido como o “Apóstolo da Economia”.

Dois americanos pioneiros do movimento cooperativista de crédito acreditavam que Franklin simbolizava “a vida e os ensinamentos incorporados no espírito e finalidade das cooperativas de crédito”. Porém, naquele tempo, havia tanta atividade no desenvolvimento de novas cooperativas na América do Norte, que as pessoas estavam, ou demasiadamente ocupadas para celebrar o movimento, ou eram muito novas para reconhecer o significado de suas ações. Assim, após um breve período de teste, acabou o costume de celebrar o Dia do Cooperativismo de Crédito.

 

A Segunda Oportunidade

Em 1948, a Associação Nacional de Cooperativas de Crédito (CUNA) dos Estados Unidos decidiu tentar estabelecer uma nova data para celebrar o Dia do Cooperativismo de Crédito. A CUNA e a Sociedade de Seguro CUNA Mutual decidiram pela terceira quinta feira de outubro como dia nacional para celebrar o movimento. Nessa época, a maioria dos líderes cooperativistas acreditavam que havia a necessidade de uma data que reunisse as pessoas, para que refletissem sobre sua história cooperativista, os ganhos de suas cooperativas e para promover os ideais da cooperativa de crédito por todo o país.

Cooperativas de Crédito, as Federações dos EUA e muitas das Assembleias informais de cada estado foram estimuladas a celebrar a nova data de alguma maneira. O feriado era aproveitado como oportunidade para arrecadar fundos para as causas que patrocinavam o movimento e para homenagear os homens e as mulheres que haviam dedicado suas vidas ao desenvolvimento do cooperativismo de crédito.

 

Onde e como o Dia é Celebrado

Conforme crescia a quantidade de pessoas que se envolviam, criavam-se mais maneiras de comemorar a ocasião. Os membros do Conselho Mundial de Cooperativas de Crédito, agora celebram a data, abrindo as portas de suas instituições ao público e patrocinando piqueniques, feiras, festivais e desfiles. Com frequência, as Federações e Assembleias de Cooperativas realizam competições esportivas. Reuniões públicas com visitas de dignitários têm se mostrado eficazes para chamar a atenção dos meios de comunicação e do público. Ocasionalmente, estações de televisão e rádio apresentam entrevistas ou produzem programas especiais sobre as cooperativas de crédito. Artigos especiais ou anúncios aparecem em periódicos e revistas. Há concursos reservados a crianças, festas para jovens e outros concursos para eleger o melhor pôster ou ensaio. Se rende homenagem aos dirigentes cooperativistas do passado, do presente e do futuro em banquetes e jantares dançantes. Além disso, importantes funcionários do governo fazem discursos.

Fonte: Confebras

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *