Digitalização de documentos rende prêmio ambiental à Sicoob Blucredi

A Blucredi participou da 9ª edição do Congresso Brasileiro do Cooperativismo de Crédito – Concred, realizado pela Confebrás, a Confederação Brasileira das Cooperativas de Crédito em Nova Petrópolis – RS, de 21 a 23 de agosto.

Na programação do Congresso, a Confebrás promoveu também a 2ª edição do Prêmio Concred Verde, oferecido bienalmente com o objetivo de reconhecer boas práticas e fomentar ações para a adoção e gestão de atividades sociais e ambientais em benefício da comunidade.

A Blucredi foi premiada no Concred Verde na categoria Responsabilidade Ambiental, em 2010, e nesta edição obteve a terceira colocação da categoria com o projeto DocNet: inovação com responsabilidade ambiental. O DocNet é um sistema informatizado de gerenciamento dos dados cadastrais dos associados da Blucredi, que inova ao reduzir de forma significativa a execução de tarefas relacionadas ao processo de operações de crédito, registro e acesso aos dados cadastrais, ao mesmo tempo em que permite economia de recursos e insumos que geram impacto ambiental, como energia elétrica e papel.

O DocNet abrange entre as suas funcionalidades a digitalização e o armazenamento dos arquivos digitalizados em bancos de dados. O sistema digitaliza todos os dados cadastrais impressos dos associados, organiza e facilita o gerenciamento e a localização de informações de forma rápida e fácil, por meio digital. Ou seja, o arquivo que era físico e ocupava, de forma crescente, muito espaço, traduzido em metros quadrados, passou a ser um arquivo digitalizado, localizado em um servidor, que não chega a ocupar um metro quadrado de área.

Para o presidente da Blucredi, João Marcos Baron, o DocNet representa a preocupação que a Blucredi tem com o meio ambiente e a busca permanente da Cooperativa por processos mais sustentáveis, “ao encontro dos desafios impostos hoje às empresas, de fomentar a sustentabilidade econômica, social e ambiental” destaca Baron.

Sobre a participação no Concred, o presidente ressalta que o Congresso proporcionou uma visão ampliada dos próximos anos do cooperativismo de crédito, “inclusive sob o ponto de vista do Banco Central, no médio e longo prazo, quanto às cooperativas de crédito”, observa Baron. “O BC anunciou para 2013 a implantação do Fundo Garantidor Único dos Sistemas Cooperativos, reforçou a Governança Cooperativa, obrigatória às cooperativas de livre admissão já em 2012, e detalhou o seu entendimento em relação ao acordo de Basileia III, que reforça a capitalização das cooperativas” resume o presidente.

Fonte: Sicoob Blucredi

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *