Assembleia da ACI: Utilizando os meios de comunicação para conseguir uma mudança

Philippe Cousteau

Cancún – México: Um dos palestrantes presentes na Assembleia da ACI (Aliança Cooperativa Internacional) foi o Sr. Philippe Cousteau Jr., neto do legendário oceanógrafo Jacques-Yvés Cousteau.

Philippe enfatizou que “no mundo de hoje temos muitos meios de comunicação. Alguns países tem mais de 300 canais de comunicação. Temos de fazer matérias interessantes para chamar a atenção pois as pessoas hoje estão mais preocupadas com os outros do que consigo mesmas.”

O palestrante comentou acerca do movimento que está acontecendo nos EUA, onde as pessoas estão deixando os bancos e migrando para as cooperativas de crédito e disse: “eu estou com vocês”.

“A população cresceu de 6 para 7 bilhões em 12 anos. Este crescimento está baseado no consumo: de água, de petróleo, de comida, …, e isto me preocupa pois não existe matéria prima suficiente para sustentar este crescimento.” É preocupante também que 1,5 bilhão de pessoas consomem 60% do total dos recursos. “Precisamos mudar este mundo e as cooperativas devem liderar este movimento. Os valores trabalhados pelas cooperativas darão condições de sustentar este crescimento.”

Mulheres e Crianças para liderar a mudança

“A chave para esta mudança são as mulheres e as crianças. Os jovens estão cansados da forma de vida atual e buscam construir um mundo melhor.”

As mulheres quando empodeiradas investem seus recursos na educação, nos filhos, em sua comunidade. Elas fazem isto mais do que os homens. “Reconheçam o poder das mulheres e jovens para mudar o mundo“.

As cooperativas são baseadas no trabalho nas comunidades e é desta forma que podemos buscar o apoio dos jovens e mulheres, mostrando-lhes que agimos da mesma forma que eles.

“O mundo atual está fadado a acabar e as cooperativas tem a chave para fazer esta mudança: o investimento nas comunidades”

“Precisamos ver o mundo de uma forma diferente. O mundo quer ter esperança e vocês podem dar isto às pessoas.” O modelo atual do mundo não consegue mais dar esta esperança às pessoas.

As profecias maias prevêem o fim do mundo para 2012, mas o que deve acontecer é o início de um novo mundo, conduzido pelas cooperativas“, frase dita por um dos oradores do México ao falar do Ano Internacional das Cooperativas.

Márcio Port, de Cancún, México

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *