Estudantes argentinos visitam cooperativas do Paraná

Uma comitiva formada por professores e alunos do Instituto ICES (Instituto Cooperativo de Enseñanza Superior), de Sunchales, estado de Santa Fé – Argentina, esteve visitando cooperativas do Paraná na última semana, dia 23 de agosto.

O Instituto ICES é um braço educacional mantido pela Sancor Cooperativa de Seguros Ltda, que prepara os adolescentes para trabalharem com o cooperativismo após a graduação. A Sancor é a maior seguradora da Argentina, que atua no Uruguai, Equador, Bolívia, Paraguai. A cooperativa está se instalando no Brasil, tendo um escritório de consultoria em São Paulo desde 2009.

O objetivo do intercâmbio foi conhecer a estrutura e forma de atuação do sistema cooperativista no Paraná, principalmente nos ramos de crédito e agropecuário.

O representante do Grupo Sancor Seguros, Ulises Mendonza, esteve acompanhando o grupo e destacou que o cooperativismo de crédito foi uma das maiores curiosidades que os alunos conheceram neste intercâmbio, visto que na Argentina a lei não permite que hajam cooperativas de crédito com a estrutura das existentes no Brasil. “Essa integração e troca de experiências irá fortalecer os sistemas cooperativistas argentinos e brasileiros”, considera.

O presidente do SICOOB Metropolitano, Luiz Ajita, esteve em Foz do Iguaçu para falar sobre o Sistema de Cooperativas de Crédito SICOOB Paraná. “Conhecendo o cooperativismo de outros países, percebemos que mudam costumes e formas de atuação, mas os pilares são os mesmos em todos os lugares. Essa troca de conhecimentos fortalece o espírito de cooperação. Apresentamos nossas conquistas e aproveitamos as experiências deles para nos qualificarmos”, destaca.

O grupo também foi recebido pela presidente do Instituto SICOOB Paraná e presidente do SICOOB Três Fronteiras, Manuele Fritzen. “No Paraná o cooperativismo ainda é recente. Sabemos que na Argentina esse é um sistema forte e estruturado. As pessoas procuram pelas cooperativas de forma espontânea, enquanto aqui estamos ainda difundindo o que é o cooperativismo e suas vantagens para associados e comunidade”, explica Manuele.

PROGRAMA DE INTERCÂMBIOS

O SICOOB Paraná, Sancor Seguros e Instituto ICES estão articulando uma parceria para início de um programa de intercâmbios. “Estaremos recebendo jovens argentinos e mandando nossos colaboradores e cooperados para conhecerem as práticas cooperativas daquele país. A ideia é que esse trabalho comece em outubro”, explica Luiz Ajita.

O diretor do ICES, Carlos Blanche, vê com muito entusiasmo esse projeto. “Os sistemas brasileiros e argentinos são similares e podemos trabalhar juntos. Essa foi uma visita muito rica em conhecimento e tenho certeza que o programa de intercâmbio será muito válido e enriquecedor para ambos as cooperativas, Sancor e SICOOB”, finaliza.

Foto: Assessoria SICOOB Três Fronteiras

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *