Paul Hazen: “Há dois bancos americados que devem ser convertidos em cooperativas”

O representante das cooperativas americanas, Paul Hazen, forneceu informações importantes em uma conferência de imprensa, realizada em Buenos Aires por ocasião do XVII Congresso da ACI-Américas Regional.

Paul Hazen, um membro do Conselho de Administração da ACI e presidente e diretor executivo da Associação Nacional de Cooperativas (NCBA), uma organização representativa do setor cooperativo, nos Estados Unidos, disse que o presidente de seu país, Barack Obama, apoia todas as iniciativas relacionadas com as cooperativas.

Hazen comentou que a administração Obama também prevê recursos para que a atividade cooperativa possa ser fomentada, especialmente nas zonas rurais. “Hoje são destinados 20 milhões de dólares por ano, e embora ainda baixo, triplicaram quando comparados com o governo Bush”, disse o representante das cooperativas.

Ele também informou que dois bancos hipotecários, que faliram em 2008 e foram nacionalizados pelo governo, serão transformada em bancos cooperativos: a Fannie Mae e Freddie Mac. Relatou que o governo enviou ao Congresso em Washington na semana passada, um projeto de lei para converter esses duas entidades em bancos cooperativos. “Vai ser um assunto controverso, porque os republicanos não aceitam a idéia. Teremos de fazer um lobby grande, “ele disse.

Paul Hazen disse que em seu país existem 29.200 cooperativas, reunindo 120 milhões de membros. Empregam 2 milhões de pessoas e administram US $ 3 trilhões em ativos. As cooperativas de crédito são um total de 8.000, e as cooperativas agrícolas, totalizando cerca de 3.000. Ao mesmo tempo, enfatizou que o cooperativismo é a sexta maior economia do mundo.

Fonte: ACI Américas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *