Bancoob avança a passos largos e com sustentabilidade

Sede do Bancoob em Brasília

Instituição financeira especializada em cooperativismo de crédito, o Bancoob vive forte expansão em seus negócios. Em junho deste ano, alcançou a cifra de US$ 4.964,2 milhões de ativos, apresentando uma expansão de 67,4% em relação ao mesmo mês de 2009.

Esse desempenho, impulsionado pelo crescimento das cooperativas e a ampliação dos negócios, especialmente dentro do Sicoob, levou o Bancoob a ocupar a sexta posição no ranking dos bancos que mais cresceram em ativos totais na América Latina, publicado anualmente pela revista de negócios América Economia.

A expressiva evolução registrada no período reflete o novo posicionamento adotado pela instituição, que é o de estar mais próximo das cooperativas de crédito, implantando um vigoroso aprimoramento no seu modelo operacional e de governança.

“Desenvolvemos no último ano uma estratégia comercial voltada para a alavancagem dos negócios, dentro de nosso objetivo institucional que é o de agregar fatores de competitividade às cooperativas. Isso só foi possível porque fazemos parte do Sicoob, um sistema cooperativo que tem a missão de oferecer as melhores soluções financeiras aos seus associados e de promover o desenvolvimento econômico e social das regiões em que atua”, disse o presidente do Bancoob, Marco Aurélio Almada.

Segundo Almada, as projeções do banco são ainda mais otimistas, uma vez que o Sicoob está investindo em governança corporativa, em capilaridade e na ampliação do atendimento aos associados.

BOAS OPORTUNIDADES
No primeiro semestre de 2010, o Bancoob deu outro importante passo: aumentou o patrimônio de referência (PR) para R$ 307,3 milhões, um incremento de 28% em relação ao mesmo período de 2009.

No intuito de incentivar a conquista de novas fatias de mercado, o banco, em trabalho conjunto com o Sicoob Confederação e as cooperativas centrais do Sicoob, está aprimorando as soluções corporativas de contratação, análise e concessão de crédito. O objetivo é redefinir políticas, processos, sistemas e controles, de forma sistêmica.

No início deste mês, o banco relançou sua solução de previdência privada e está coordenando outras frentes de trabalho sistêmicas voltadas, por exemplo, para os produtos cobrança, consórcio e seguros.

“Estamos atentos aos movimentos do mercado e às boas oportunidades, dialogando intensamente com o nosso público-alvo, notadamente no âmbito do Sicoob. Por isso, nesta nova fase, após termos consolidado um novo modelo de governança, estamos remodelando o portfólio negócios em toda a extensão, com ampla consulta às cooperativas, para que sejamos a referência nesse setor. Queremos, efetivamente, ser o braço negocial do cooperativismo de crédito. O crescimento apresentado pelo banco nos últimos meses, dentro e fora do Sicoob, já é consequência da nova postura”, afirmou o diretor operacional do Bancoob, Ênio Meinen.

De acordo, ainda, com o diretor, os bancos cooperativos, por definição, têm maior afinidade com as cooperativas de crédito, até por compreenderem melhor as suas aspirações e estarem mais dispostos ao diálogo, o que lhes dá considerável vantagem competitiva em relação a outras opções de parceria existentes no mercado. “Uma cooperativa de crédito, ao optar pelo atendimento de um banco comercial comum ou de um banco cooperativo como o Bancoob, pode fazer a escolha: comprar roupas numa loja de departamentos ou contratar um alfaiate para fazer sob medida”, acrescentou Meinen.

Fonte: Bancoob

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *