Comitiva mineira visita o Museu de Rochdale na Inglaterra

Dia C leva comitiva mineira ao museu do cooperativismo na Inglaterra“Objetivo cumprido. Vocês constataram a importância da economia social e dos pioneiros para melhorar as condições de vida das pessoas através do cooperativismo”. Com essas palavras o presidente do Sistema Ocemg/Sescoop-MG, Ronaldo Scucato, encerrou a visita ao museu do cooperativismo, em Rochdale, na Inglaterra, com um grupo de cooperativistas mineiros.

A visita é resultado do sorteio de premiação entre as entidades que participaram da primeira edição do Dia de Cooperar (Dia C) em 2009. Em dezembro, durante o III Seminário de Responsabilidade Social das Cooperativas Mineiras, que discutiu a importância das práticas voluntárias como agentes de transformação e desenvolvimento, quatro cooperativas foram sorteadas para conhecer o berço do cooperativismo mundial.

O prédio onde os 28 pioneiros lançaram a semente do cooperativismo, inaugurando sua primeira loja em 1844, tem 300 anos e guarda toda a história de pessoas que acreditaram na cooperação, estabelecendo um novo modelo empresarial para o mundo. Além do museu, o grupo ainda visitou duas instituições cooperativas na França e em Portugal, Crédit Agricole e Crédito Agrícola respectivamente.

Segundo a presidente da Coopen-BH, Tereza Raquel, uma das entidades premiadas, foi uma experiência fantástica. “O Dia C marcou a Coopen-BH e nós já estamos preparando nossa ação para 2010. Vamos movimentar a cidade novamente. Quem dera se todos os cooperativistas pudessem conhecer nossas origens como fizemos a partir dessa iniciativa do Sistema Ocemg/Sescoop-MG”, disse.

A missão aconteceu de 01 a 11 de maio com representantes das seguintes cooperativas: Cooperativa de Crédito Vale do Mucuri (Sicoob Credivale), Cooperativa de Crédito Rural de Pedro Leopoldo (Sicoob Credipel), Federação Nacional das Cooperativas Médicas (Fencom) e Cooperativa de Ensino de Belo Horizonte (Coopen-BH). Para a edição 2010 do Dia C também está previsto, de acordo com o regulamento, o sorteio dessa viagem entre as cooperativas que participarem da iniciativa.

Saiba mais sobre os Pioneiros de Rochdale (link)

Visite também o site do Museu de Rochdale (link)

Fonte: Ocemg

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *