Portal do Cooperativismo Financeiro EACB – Associação Européia de Bancos Cooperativos - Portal do Cooperativismo Financeiro

EACB – Associação Européia de Bancos Cooperativos

A European Association of Cooperative Banks (EACB), a Associação Européia dos Bancos Cooperativos, é um órgão supranacional para Bancos Cooperativos, com os órgãos dirigentes nacionais em 20 países e 2 membros associados, na Suíça, no Japão e Canadá.

Foi fundada em 1970 e tem como missão representar e promover os interesses dos seus membros e os bancos cooperativos, em geral. É uma das principais entidades representativas da indústria de crédito europeu.

A EACB representa 68 milhões de associados e 225 milhões de clientes em seus mais de 76 mil pontos de atendimento. Apoiado por 1.054.000 mil empregados, a EACB detêm uma participação de mercado de cerca de 20% na União Europeia.

Os maiores membros da associação são Crédit Agricole em França, com os maiores ativos e empréstimos, o Rabobank na Holanda com a maior participação de mercado e o Norinchukin Bankcom ótimos números no Japão, Deutsche Zentral Genossenschaftbank na Alemanha.

No ano de 2008 também o sistema Desjardins passou a integrar a EACB.

Conheça os dados detalhados de cada um dos paises no site: www.eurocoopbanks.coop/, no link “co-operatives Bank” e em seguida “key statistics”.

Leia as notícias já publicadas sobre a EACB no link http://cooperativismodecredito.coop.br/tag/EACB/

UNICO Banking Group – Bancos Cooperativos Europeus

O UNICO Banking Group (http://www.unico.nl/) foi fundado por seis bancos cooperativos em 1977.

Hoje o grupo é composto por 8 membros: Os seis membros titulares Crédit Agricole (França), DZ BANK (Alemanha), ICCREA Holding (Italia) Pohjola Bank plc (Finlândia), Rabobank (Holanda) e Raiffeisen Zentralbank (RZB) da Áustria, assim como os dois membros associadas Banco Cooperativo Espanõl (Espanha) e Raiffeisen Schweiz (Suíça).

Juntos, eles servem cerca de 110 milhões de clientes através de mais de 35.200 escritórios na Europa.

A participação de mercado dos bancos associados ao Unico Banking é de 20%.

Todos os oito bancos cooperativos são grandes instituições não apenas em seus países, mas também em toda Europa Central e Oriental. O Unico Banking não possui agências com bandeira própria. A relação entre eles é o compartilhamento de tecnologia e background (caixas automáticos) e o desejo de trabalhar em conjunto com igualmente reputadas instituições financeiras.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.




*

WordPress spam blocked by CleanTalk.